HISTÓRIA E IMAGEM: PERSONIFICAÇÕES DO FEMININO NA OBRA DE ARTEMISIA GENTILESCHI
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v22i1.18159Palavras-chave:
História. Mulheres artistas. Artemisia Gentileschi.Resumo
O presente texto faz parte de uma tese de doutorado cujo tema central é a trajetória de vida e a obra da pintora Artemisia Gentileschi (1593-1654). O artigo constitui parte de um dos capítulos da pesquisa, no qual discutimos como a obra da artista contribui para pensar sua trajetória biográfica, sua cultura e seu tempo. Nosso objetivo é compreender as representações e construções do feminino na obra de Artemisia, para além das Judites, fortes e implacáveis; Artemisia também pintou retratos de senhoras cultas e ilustres que escrevem ou tocam um instrumento musical e alegorias da música, da paz, da retórica, da história, da fama e da pintura, que exaltam a intelectualidade, além de contribuir para tornar a pintura uma atividade nobre. Assim, o artigo discutirá algumas das perspectivas do feminino que coexistem na obra de Artemisia, contribuindo para não enxergar sua obra apenas através da lente da violência, considerada, muitas vezes, chave de leitura para explicar sua produção.
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