DA PRODUÇÃO CAMPONESA FAMILIAR AO CAPITALISMO: O PERÍMETRO IRRIGADO TABULEIRO DE RUSSAS NO CEARÁ (1988-2008)
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v22i1.19148Palavras-chave:
campesinato, perímetro irrigado, propriedade,Resumo
Este artigo analisa alguns dos impactos gerados pela instalação do Perímetro Irrigado do Tabuleiro de Russas, no município de Russas-Ceará. Em específico, foca naqueles sofridos pelas populações campesinas, principalmente, no que diz respeito às suas formas de acesso e uso da terra e seus entendimentos sobre propriedade. Na primeira parte do texto esmiuçamos a dimensão técnica do projeto e concatenamos a sua construção com o debate nacional sobre a irrigação no país. Em seguida direcionamos nossa análise para os interesses e contradições da obra, assinalando o envolvimento do Estado com outros atores como o Banco Mundial. Por fim, perscrutamos documentação inédita sobre as ações de desapropriação no território para (re)construirmos os perfis e as experiências dos sujeitos impactados: proprietários/as, posseiros/as, rendeiros/as e parceiros/as.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.