UNI-VOS, COMPANHEIROS: CULTURA POLÍTICA E MILITANTES DE ESQUERDA ARMADA EM UM PRESÍDIO DA DITADURA CIVIL-MILITAR
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v22i2.19325Palabras clave:
Ditadura civil-militar, presos políticos, cultura política comunistaResumen
O Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), no Ceará, serviu de prisão política durante a ditadura civil-militar (1964-85). Na convivência cotidiana, os militantes da esquerda armada buscaram o apoio mútuo para atenuar as condições impostas e sobreviver dentro da estrutura carcerária da ditadura. Um sinal evidente da importância dessa solidariedade foi a organização de um coletivo de presos políticos no presídio. O coletivo organizava o dia dos excarcerados e os representava perante a direção do IPPS. A solidariedade entre os presos políticos tem vínculos com as culturas políticas comunistas nas quais estavam inseridos. Havia uma discussão no coletivo sobre a natureza do coletivo, se eminentemente político, de enfrentamento com a ditadura, ou mais voltado para as questões de melhorias de vida dentro dos cárceres.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.