O TRABALHO NA CADEIA DA SOJA NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO: UM DEBATE SOBRE EMPREGO, RENDA E CONDIÇÕES DE TRABALHO NA AGRICULTURA CAPITALISTA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Herick Vazquez SOARES Mestre e Doutorando do Programa de História Econômica da Universidade de São Paulo – Brasil sob orientação do Professor Doutor Alexandre de Freitas Barbosa.

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v23i1.20490

Palavras-chave:

Trabalho Rural, Desigualdade, Soja, Agricultura, Emprego.

Resumo


A crescente combinação entre tecnologia e biotecnologia na produção agrícola e o imbricamento entre capitais agroindustriais e financeiros na agricultura transformou não só o modo de produzir, mas também as relações sociais no campo e a relação campo-cidade. Esse processo de modernização tecnológica e de expansão dos capitais oligopolistas na agropecuária é a principal marca da expansão da soja pela região Centro-Oeste do Brasil. Através de levantamentos de dados estatísticos, bibliografia e entrevistas semiestruturadas, busca-se neste estudo apresentar um panorama do mundo do trabalho na agricultura capitalista da soja desenvolvida no Estado de Mato Grosso e avaliar o significado do modelo desenvolvimento engendrado por essa atividade para o mundo do trabalhado e o bem-estar dos trabalhadores assalariados rurais.

Biografia do Autor

Herick Vazquez SOARES, Mestre e Doutorando do Programa de História Econômica da Universidade de São Paulo – Brasil sob orientação do Professor Doutor Alexandre de Freitas Barbosa.

Mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2013), e bacharel em Economia pela mesma Universidade, atualmente é doutorando em História Econômica também pela USP e empregado público em empresa de economia mista - Banco do Brasil S/A. Tem experiência nas áreas de Economia, com ênfase em Agricultura, História Econômica, Desenvolvimento regional e Crédito Habitacional.

Downloads

Publicado

26-11-2019

Como Citar

SOARES, H. V. O TRABALHO NA CADEIA DA SOJA NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO: UM DEBATE SOBRE EMPREGO, RENDA E CONDIÇÕES DE TRABALHO NA AGRICULTURA CAPITALISTA CONTEMPORÂNEA. Tempos Históricos, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 602–628, 2019. DOI: 10.36449/rth.v23i1.20490. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/20490. Acesso em: 7 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos