O POVO KARAJÁ DE ARUANÃ-GO/BRASIL: TURISMO, TERRITÓRIO E VIDA INDÍGENA
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v23i1.22264Palavras-chave:
Povo Karajá de Aruanã-GO. Turismo. Território. Ressignificação cultural.Resumo
O presente artigo analisa questões referentes ao turismo, o território e a vida indígena do povo Karajá que se localiza no município de Aruanã, no Estado de Goiás - Brasil. Aruanã está inserida na Região Turística Vale do Araguaia, conjunto complexo de dinâmica do capital e diferentes interesses econômicos. Desse modo, ao considerar as apropriações dos territórios, especialmente, no que se refere as atividades turísticas, é preciso repensar sobre os distintos usos e consequências de como essas práticas são instituídas, sobretudo, quando se trata de territórios indígenas. As pesquisas apontaram que o contato interétnico e a inserção dos Karajá nas demandas mercadológicas do turismo sem planejamento adequado, culminou em ressignificações socioculturais. Esta pesquisa é qualitativa e etnográfica e foi desenvolvida a partir de levantamento bibliográfico, trabalho e caderneta de campo, observação participante, roda de conversas, registros de narrativas e imagens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.