DA LUTA PELA TERRA AO ATAQUE AO LATIFÚNDIO: A MOBILIZAÇÃO CAMPONESA EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA “NA LEI OU NA MARRA”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v23i1.22369

Palavras-chave:

Camponeses, Reforma Agrária, Latifúndio.

Resumo


No final dos anos de 1950 e início de 1960, o estado de Goiás foi palco de inúmeros conflitos agrários envolvendo posseiros e grileiros em virtude do estabelecimento do mercado capitalista de terras deflagrado com a construção de Brasília.  A resistência dos posseiros contra a expropriação de suas terras somou-se a mobilização em defesa da reforma agrária, levando-os a se aproximarem da proposta de “reforma agrária na lei ou na marra” elaborada pelas Ligas Camponesas do Nordeste. Através da mobilização dos camponeses em sucessivas reuniões e congressos que resultou na elaboração de uma proposta de reforma agrária que propunha atacar frontalmente o latifúndio e romper com o papel desempenhado pelo Brasil na economia mundial, buscamos demonstrar as potencialidades do campesinato enquanto classe social e como a agitação no campo foi determinante para o golpe civil-militar de 1964.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Vieira BORBA, Professor nos cursos de História e Ciências Sociais pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)

Possui graduação em história (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão (2009). Após a conclusão da graduação lecionou as disciplinas de história e sociologia nas redes particulares e públicas de ensino, na cidade de Cristalina - GO. Trabalhou também na Faculdade Central de Cristalina (FACEC), onde lecionou as disciplinas de História da Educação, Trabalho de Conclusão de Curso e Metodologia Científica para o cursos de Pedagogia e Administração de Empresas. É mestre em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor no curso de História e Ciências Sociais, na modalidade de educação à distância, na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Tem experiência na área de história, com ênfase em história, atuando principalmente nos seguintes temas: questão agrária e fundiária, movimentos sociais no campo e História do Brasil.

Downloads

Publicado

26-11-2019

Como Citar

BORBA, C. A. V. DA LUTA PELA TERRA AO ATAQUE AO LATIFÚNDIO: A MOBILIZAÇÃO CAMPONESA EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA “NA LEI OU NA MARRA”. Tempos Históricos, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 154–183, 2019. DOI: 10.36449/rth.v23i1.22369. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/22369. Acesso em: 7 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Temático