O sistema de informações do Itamaraty e o monitoramento dos brasileiros exilados no Chile (1970-1973)
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v24i1.22909Palavras-chave:
Itamaraty. Exílio. Chile.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a criação da Divisão de Segurança e Informações do Ministério das Relações Exteriores (DSI/MRE) e do Centro de Informações do Exterior (CIEX) e as suas estruturas de funcionamento, especialmente nas ramificações desses dois órgãos de segurança que atuaram junto a Embaixada Brasileira em Santiago, entre 1970 e 1973. Cabe destacar que o clima de relativa liberdade política vivenciado no Chile, a partir da vitória de Salvador Allende nas eleições presidenciais de 1970, atraiu militantes de organizações de esquerda, não só brasileiras, como latino-americanas. Nesse cenário, a finalidade do Itamaraty com as ações dos agentes do CIEX e da DSI/MRE no país era impedir que as organizações brasileiras mantivessem vínculos entre si, estabelecessem relações com grupos ou partidos de esquerda de outros países ou com a opinião pública internacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.