Regras para o trato virtuoso das vestes na Castela dos séculos XIV e XV
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v24i2.23229Palavras-chave:
Entre os séculos XIV e XV, as vestimentas de leigos e eclesiásticos receberam atenção significativa nos escritos de religiosos e clérigos, configurando-se como um dos eixos edificantes das condutas dos castelhanos. Tais escritos, compostos de tratados morResumo
Entre os séculos XIV e XV, as vestimentas de leigos e eclesiásticos receberam atenção significativa nos escritos de religiosos e clérigos, configurando-se como um dos eixos edificantes das condutas dos castelhanos. Tais escritos, compostos de tratados morais, manuais de confissão e textos devocionais redigidos originalmente em vernáculo ou em latim, foram traduzidos ou circularam no reino de Castela com o objetivo de estabelecer regras virtuosas e convenientes em relação ao vestir. A partir das considerações sobre as vestimentas presentes nesses escritos, pretende-se compreender as aproximações valorativas entre o vestir de leigos, eclesiásticos e religiosos, bem como as suas especificidades. Interessa, portanto, compreender como as prescrições e consequentes reiterações buscaram fixar entre os castelhanos um quadro de condutas cristão sobre o vestir.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.