Os percalços da propriedade cafeeira: a transformação dos direitos de propriedade na formação e na reprodução das fazendas de café em Valença (Província do Rio de Janeiro, 1850-1888)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v24i2.23720

Palavras-chave:

Direitos de Propriedade, Fazenda Cafeeira, Agregados, Fazendeiros

Resumo


O objetivo do presente artigo é analisar a transformação dos direitos de propriedade no processo de formação e de reprodução das fazendas de café no município de Valença após a promulgação da Lei de Terras de 1850. Para isso, analisaremos um estudo de caso envolvendo um megaproprietário e uma comunidade de posseiros que foram incorporados à fazenda na condição de agregados, no momento de transformação da mata virgem em cafezais. Avaliaremos as principais mudanças ocorridas na relação entre o fazendeiro e os agregados, principalmente quando o senhor decidiu expropriá-los no mesmo momento em que estabelecia contratos de parceria com imigrantes estrangeiros. Acreditamos que o caso analisado pode nos revelar importantes conclusões para entendermos como foram formadas as grandes fazendas de café, partindo da perspectiva analítica que preza pelo entendimento dos conflitos de direitos de propriedade no Brasil do século XIX.

Biografia do Autor

Felipe de Melo Alvarenga, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutorando em História na Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

ALVARENGA, F. de M. Os percalços da propriedade cafeeira: a transformação dos direitos de propriedade na formação e na reprodução das fazendas de café em Valença (Província do Rio de Janeiro, 1850-1888). Tempos Históricos, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 446–486, 2020. DOI: 10.36449/rth.v24i2.23720. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/23720. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos