Usos do Passado nos Animes Japoneses: A Presença de Imagens Míticas das Deusas da Destruição e do Mito dos Irmãos, em Naruto Shippuden
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v24i2.23938Palavras-chave:
Naruto, Kaguya, Mitologia, PresençaResumo
Anime é um termo ocidental que se refere às animações japonesas. Algumas dessas animações possuem imagens alegóricas de mundos passados, mitológicos que são presentificados. Essas presenças imagéticas podem ser analisadas pela alegoria histórica que atribui outra perspectiva de estudo da imagem, sendo possível identificar sintonias de mundos passados que são emanados no presente. Nesse sentido, as imagens transmitem temporalidades múltiplas e emanam o anacronismo Nosso objetivo é analisar as presenças transtemporais, com base nas teorias expostas, das imagens de Kaguya e de seus filhos Hagoromo e Hamura enquanto detentoras de mundos antigos que se presentificam através do anime, Naruto Shippuden, sendo identificáveis as imagens (e os traços) das deusas da destruição em Kaguya e do mito dos irmãos gêmeos em Hagoromo e Hamura.
Referências
BANSAL, S. P. Deuses e deusas hindus. Rio de Janeiro: Nova Era, 2008.
BENJAMIN, W. A origem do drama barroco alemão. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Editora Paulus, 2004.
BUSTAMANTE, R. M. da C. Rômulo e Remo: escritos e ritos. História Revista, v. 6, n. 2, p.87-116, jul./dez., 2001.
CAMPBELL, J. As máscaras de Deus: mitologia oriental. São Paulo: Palas Athena, 1994.
CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Diccionario de los símbolos. Barcelona: Editorial Herder, 1986.
DAL PRA, M. Cabala. In: Enciclopedia Einaudi. Volume 18. Lisboa: Imprensa Nacional da Casa da Moeda, 1990.
DIDI-HUBERMAN, G. Ante el tiempo. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2011.
ELIADE, M. Mito e Realidade. São Paulo: Editora Perspectiva, 1972.
DIDI-HUBERMAN, G. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
ELIADE, M. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
ELIADE, M. Tratado de História das Religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
GUMBRECHT, H. U. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010.
KISHIMOTO, M. NARUTO- [Shinden Jin no Sho] Dados oficiais do personagem LIVRO, NARUTO [Hiden: Jin no Sho] Kyarakutā Ofisharu DētaBOOK). O4 de novembro de 2014. 391 páginas. Disponível em: https://naruto.fandom.com/pt br/wiki/Kaguya_%C5%8Ctsutsuki Acessado em: 21/11/2019.
KISHIMOTO, M. Naruto Shippuden. Japão: Pierrot, 2007-2017 (23 minutos).
LÉVI-STRAUSS, C. Antropologia Estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975.
NETO, G. F. S. Paixões e Traços Míticos no discurso do Animê: uma análise em Death Note. 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
RODIO, A. La argonáutica. Tomo primeiro. Madrid: Biblioteca Nacional de España, 1919.
WARBURG, A. História de fantasmas para gente grande: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Tempos Históricos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.