O Caracazo na Venezuela (1989): da crítica ao presentismo a uma perspectiva acontecimental da história
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v25i1.24036Palavras-chave:
acontecimento, Caracazo, história aberta, “algarabia” messiânica, tragédia traumática.Resumo
No presente artigo proponho-me a descrever a irrupção popular do Caracazo, acontecida na Venezuela em 27 e 28 de fevereiro do ano 1989, à luz da ruptura que ele gerou no regime democrático representativo venezuelano, bem como a reviravolta que significou diante da expansão do neoliberalismo no mundo após a queda do bloco soviético. A minha hipótese, a qual assume o Caracazo como acontecimento, toma como base o debate sobre a potencialidade das apostas emancipatórias hoje, tendo como premissa a ideia segundo a qual a história continua aberta às emergências acontecimentais, entendidas como chance messiânica. A descrição do Caracazo oferece outra referência da história efetiva que se constitui em chave para pensarmos uma concepção aberta da história na qual a questão da conjuntura e da estratégia ocupam um lugar relevante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.