Trabalhadoras Domésticas: Memórias, Resistências E Criação De Direitos (São Paulo, Amazônia E Tantos Lugares, De Um Tempo Recente E De Ainda Agora)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v24i2.24813
Agências de fomento
PROCAD/CAPES.

Palavras-chave:

Trabalhadoras domésticas; Ditadura civil-militar; Resistências, Direitos, Memórias.

Resumo

A partir de pesquisa de materiais de comunicação popular e outras fontes (narrativas orais e processos judiciais), o presente artigo busca problematizar memórias e resistências de trabalhadoras domésticas politicamente organizadas, ou não organizadas, em São Paulo, na Amazônia, e em outros lugares, durante período que atravessa a ditadura civil-militar no Brasil (1964/1985). Entendendo o processo de produção da memória como um meio de disputas entre o hegemônico e o dissidente, buscamos evidenciar que a elaboração desses materiais se constituiu em força ativa de mobilização de um amplo campo de lutas políticas, momento em que também aquelas trabalhadoras se afirmaram como sujeitos históricos por processos de participação social, criação e conquista de direitos na cidade.

Biografia do Autor

Vanessa Miranda, Psicóloga da Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Amazonas (SUSAM/Manaus).

Doutora em Psicologia pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicóloga da Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Amazonas (SUSAM/Manaus).

Maria do Rosário da Cunha Peixoto, Professora do Departamento de História e do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de História e do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Nelson Tomelin Jr., Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM/Manaus).

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM/Manaus). É atualmente Professor Visitante da Universidade de São Paulo vinculado ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) como bolsista da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI).

Referências

ANTONACCI, Maria Antonieta. 'Cultura, trabalho, meio ambiente: estratégias de "empate" no Acre. Revista Brasileira de História, vol. 14, n. 28, pp. 247-67, 1994.

ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA. Caderno N. 1 de Desenhos Para Uso Popular. Vitória; São Paulo: Arquidiocese de Vitória/CPV, 1979/1980.

ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA. Caderno N. 2 de Desenhos Para Uso Popular. Vitória; São Paulo: Arquidiocese de Vitória/CPV, 1981.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BERNARDINO-COSTA, Joaze. Sindicatos das Trabalhadoras Domésticas no Brasil: Teorias da Descolonização e Saberes Subalternos. Tese de Doutorado em Sociologia. UNB, Brasília/DF, 2007.

BLOCH, Marc. Apologia da História, ou, O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

BRASIL. Ministério da Justiça. Encontro FUNAI. Uma Agenda de Ações Afirmativas para Mulheres Indígenas do Brasil. Relatório Final. Brasília/DF, 2002. Compilado por Rita Laura Segato.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2004. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/politicas-para-mulheres/arquivo/assuntos/pnpm/plano-nacional-politicas-mulheres.pdf. Acesso em: 18 de set. de 2020.

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA VERGUEIRO (CPV). São Paulo. Série Documental, 1985.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1996.

CEVASCO, Maria Elisa. Dez lições sobre estudos culturais. São Paulo: Boitempo, 2008.

CHALHOUB, Sidney. Cidade Febril: cortiços e epidemias na Corte imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

CHAMMAS, Eduardo Zayat. O Correio da Manhã no golpe de 1964: impasses e dilemas na relação com os militares. in: Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, São Paulo, julho 2011.

CHAUI, Marilena de S. Apresentando o livro de Lefort. in: LEFORT, Claude. A invenção democrática: os limites do totalitarismo. São Paulo: Brasiliense, 1983.

CHAUI, Marilena de S. Conformismo e Resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. SP: Brasiliense, 1986.

CHAUI, Marilena de S. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. SP: Cortez, 2003.

CHAUI, Marilena; CANDIDO, Antonio; ABRAMO, Lelia e MOSTAÇO, Edélcio. Política cultural. Porto Alegre: Mercado Aberto / Fundação Wilson Pinheiro, 1985.

CIRNE, Moacy. História e crítica dos quadrinhos brasileiros. Rio de Janeiro: Europa/Funarte, 1990.

CRESPO, Fernanda Nascimento. O Brasil de Laudelina: usos do biográfico no ensino de história. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de História. UERJ, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174828. Acesso em: 12 de jan. de 2019.

CRUZ, Heloisa de Faria, PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha. Na oficina do Historiador: conversas sobre História e Imprensa. Projeto História, São Paulo, n. 35, pp. 253-270, dez., 2007.

CRUZ, Heloisa de Faria. Comunicação Popular e Trabalhadores: redes de comunicação e impressos dos movimentos sindicais e populares de São Paulo, 1970/1980. Projeto História, São Paulo, n. 48, dez. 2013.

FENELON, Déa Ribeiro, E. P. Thompson – História e Política. Projeto História, São Paulo, (12), out. 1995.

FENELON, Déa Ribeiro. “O Historiador e a Cultura Popular: história de classe ou história do povo?”. História & Perspectiva, (6), 1992.

FENELON, Déa Ribeiro; KHOURY, Yara Aun. Ensino e Pesquisa. Fontes para o estudo dos movimentos dos leigos da Igreja Católica no Brasil, 1920-1980. Projeto História, São Paulo, (7), fev. 1987.

FERREIRA, Jorgetânia da Silva. Trabalho em domicílio: quotidiano de trabalhadoras domésticas e donas de casa no Triângulo Mineiro (1950-2005). Tese de Doutoramento em História Social. PUC-SP, São Paulo, 2006.

FREYRE, Gilberto. Ordem e Progresso. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1957.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. Formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1933.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere: Temas de cultura, ação católica, americanismo e fordismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

HENFIL. Cartas da mãe. Coleção Edições do Pasquim – vol. 92. Rio de Janeiro: CODECRI, 1980.

HENFIL. Diretas Já! Rio de Janeiro: Record, 1984.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Indicadores IBGE. O trabalho da mulher principal responsável no domicílio (pesquisa mensal de emprego). Governo Federal do Brasil/ Ministério de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, 2006. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 03 de mar. de 2019.

JORNAL. A voz do povo (Lins), n. 4 e 7 (n.8, anotado a caneta), Coleção Periódicos, Arquivo CPV, São Paulo, 1980. Disponível em: http://www.cpvsp.org.br/periodicos.php. Acesso em: 05 de jan. 2020.

JORNAL. A força do pobre (CCB Vila Zilda), n. 5, fev., ano II, Coleção Periódicos, Arquivo CPV, São Paulo, 1982. Disponível em: http://www.cpvsp.org.br/periodicos.php. Acesso em: 03 de jan. 2020.

JORNAL. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, fascículo de 11 de jan. 1961. Disponível em: http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx. Acesso em: 12 de dez. 2019.

JORNAL. Varadouro – Um jornal das selvas, ano I, n. 10 e 12, jun.-set., Rio Branco, Acre, 1978.

KHOURY, Yara Aun (coord.). Inventário do Fundo Juventude Católica (JOC). Acervo do Instituto Nacional de Pastoral – INP/CNBB. São Paulo, CEDIC/COMARTE, 1991.

KOFES, Suely. Mulher, mulheres: identidade, diferença e desigualdade na relação entre patroas e empregadas domésticas. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.

KOSSELECK, Reinhart. Futuro passado – Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: PUC-RJ/Contraponto, 1979.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013.

LEFORT, Claude. A invenção democrática: os limites do totalitarismo. São Paulo: Brasiliense, 1983.

LEVINE, Robert M; MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Cinderela Negra: a saga de Carolina Maria de Jesus. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1994.

MATOS, Maria Izilda S. de. Porta adentro: criados de servir em São Paulo de 1890 a 1930. In: BRUSCHINI, Cristina e SORJ, Bila (orgs.). Novos olhares: mulheres e relações de gênero no Brasil. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, Marco Zero, 1994.

MELO, Maria Luisa de. Primeira vítima do RJ era doméstica e pegou coronavírus da patroa no Leblon, Portal UOL, São Paulo, 19 de março de 2020, Seção Notícias (Saúde). Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimasnoticias/redacao/2020/03/19/primeiravitima-do-rj-era-domestica-e-pegou-coronavirus-da-patroa.htm. Acesso em: 21 de abr. de 2020.

MIRANDA, Vanessa. Trabalhadores e trabalhadoras em movimento(s): leigos católicos e outros sujeitos na luta por democracia (ABC Paulista e Grande São Paulo nas décadas de 1970 e 1980). Tese de Doutorado em Psicologia Social. PUC-SP, São Paulo, 2020.

MIRANDA, Vanessa. Mulheres indígenas na cidade: cultura, saúde e trabalho (Manaus, 1995-2014). Dissertação de Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia. FIOCRUZ/UFAM, Manaus, 2015.

MONTENEGRO, Antonio T. Trabalhadores rurais e justiça do trabalho em tempos de regime civil-militar. in: GOMES, Ângela de Castro e SILVA, Fernando Teixeira da (org.) A Justiça do Trabalho e sua história: os direitos dos trabalhadores no Brasil. Campinas: Editora Unicamp, 2013.

MUNAKATA, Kazumi. “O Lugar do Movimento Operário”. História & Perspectiva (43), pp. 9-40, jul.dez. 2010, Uberlândia: UFU, 2010.

PAOLI, Maria Celia; Sader, Eder; TELLES, Vera da S. “Pensando a Classe Operária: Os trabalhadores sujeitos ao imaginário acadêmico”. Revista Brasileira de História (6), 1983.

PEIXOTO, Maria do Rosário da C. O trem da história: a aliança PCB/CSCB/O PAIZ (Rio de Janeiro, 1923/1924). São Paulo: Marco Zero/CNPq, 1990.

PERROT, Michelle. As mulheres e os silêncios da história. Bauru: EDUSC, 2005.

PERROT, Michelle. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

POCHMANN, Marcio. Os pobres novamente sob suspeita. in: Portal RBA – Rede Brasil Atual, 25.06.2017. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/blogs/blog-na-rede/2017/06/os-pobresnovamente-sob-suspeita. Acesso em: 28 de fev. de 2018.

PORTELLI, Alessandro. Sonhos Ucrônicos. Memórias e possíveis mundos dos trabalhadores. Projeto História, São Paulo, (10), dez., pp. 41-58, 1993.

PRETA-RARA. Eu, Empregada Doméstica. A Senzala moderna é o quartinho da empregada. São Paulo: Letramento, 2019.

RELATÓRIO FINAL. I Encontro de Mulheres do Amazonas. Entrevista de Dona Zenilda da Silva Vilácio concedida a Wolfgang Kapfhammer. Manaus: 29 de set. 1993.

SADER, Eder. Quando novos personagens entraram em cena: experiências e lutas dos trabalhadores da Grande São Paulo, 1970- 1980. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

SAID, Edward W. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

SALLES, Paula Ribeiro. Documentação e Comunicação Popular: a experiência do CPV – Centro Pastoral Vergueiro (São Paulo/SP, 1973-1989). Dissertação de Mestrado em História Social. PUC-SP, São Paulo, 2013.

SAMARA, Eni de Mesquita; SOIHET, Rachel; MATOS, Maria Izilda S. de. Gênero em debate. Trajetórias e perspectivas na historiografia contemporânea. São Paulo: EDUC, 1997.

SÃO PAULO (CIDADE); SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA; DEPARTAMENTO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO. O direito à memoria: Patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: DPH, 1992.

SARLO, Beatriz. Tempo Passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise história. Educação e Realidade, Porto Alegre, 16(2), jul/ dez. 1990, pp. 5-22. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/185058/mod_resource/content/2/G%C 3%AAnero-Joan%20Scott.pdf. Acesso em: 12 de dez. de 2018.

SILVA, Marcos. Rir das ditaduras: os dentes de Henfil (Fradim – 1971/1980). São Paulo: Intermeios; USP-Programa de Pós-Graduação em História Social, 2018.

SOUZA, Carlos Alberto Alves de. “Varadouros da Liberdade”: cultura e trabalho entre os trabalhadores seringueiros do Acre. Projeto História, São Paulo, (16), fev., pp. 221-231, 1998.

SOUZA, Ney de. Trento, o Concílio e seus desdobramentos no Brasil. in: SOUZA, Ney de; GOMES, Edgar da Silva (org.) Trento em movimento. Contexto e Permanências. Jundiaí: Paco Editorial, 2018.

THOMPSON, E. P. A Formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

TOMELIN Jr., Nelson; PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha. Histórias e Justiça em processos trabalhistas: Cultura de resistência de trabalhadores na Amazônia brasileira. Projeto História, São Paulo, n. 58, pp. 298-326, jan.-mar. 2017.

VESENTINI, Carlos Alberto, e DE DECCA, Edgar S.. A revolução do vencedor. Contraponto. São Paulo: I (2): 60/69, nov. 1976.

VIDAL-NAQUET, Pierre. Assassinos da memória: um Eichmann de papel e outros ensaios sobre o revisionismo. Campinas, SP: Papirus, 1988.

WILLIAMS, Raymond. Recursos da esperança: cultura, democracia, socialismo. São Paulo: Unesp, 2015.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

ADER, Eder. Quando novos personagens entraram em cena: experiências e lutas dos trabalhadores da Grande São Paulo, 1970- 1980. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

ANTONACCI, Maria Antonieta. 'Cultura, trabalho, meio ambiente: estratégias de "empate" no Acre. Revista Brasileira de História, vol. 14, n. 28, pp. 247-67, 1994.

ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA. Caderno N. 1 de Desenhos Para Uso Popular. Vitória; São Paulo: Arquidiocese de Vitória/CPV, 1979/1980.

ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA. Caderno N. 2 de Desenhos Para Uso Popular. Vitória; São Paulo: Arquidiocese de Vitória/CPV, 1981.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BERNARDINO-COSTA, Joaze. Sindicatos das Trabalhadoras Domésticas no Brasil: Teorias da Descolonização e Saberes Subalternos. Tese de Doutorado em Sociologia. UNB, Brasília/DF, 2007. BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

BLOCH, Marc. Apologia da História, ou, O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BRASIL. Ministério da Justiça. Encontro FUNAI. Uma Agenda de Ações Afirmativas para Mulheres Indígenas do Brasil. Relatório Final. Brasília/DF, 2002. Compilado por Rita Laura Segato.

BRASIL. Ministério da Justiça. Presidência da República. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2004. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/politicas-paramulheres/arquivo/assuntos/pnpm/plano-nacional-politicas-mulheres.pdf. Acesso em: 18 de set. de 2020.

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA VERGUEIRO (CPV). São Paulo. Série Documental, 1985.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1996.

CEVASCO, Maria Elisa. Dez lições sobre estudos culturais. São Paulo: Boitempo, 2008.

CHALHOUB, Sidney. Cidade Febril: cortiços e epidemias na Corte imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

CHAMMAS, Eduardo Zayat. O Correio da Manhã no golpe de 1964: impasses e dilemas na relação com os militares. in: Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, São Paulo, julho 2011.

CHAUI, Marilena de S. Apresentando o livro de Lefort. in: LEFORT, Claude. A invenção democrática: os limites do totalitarismo. São Paulo: Brasiliense, 1983.

CHAUI, Marilena de S. Conformismo e Resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. SP: Brasiliense, 1986.

CHAUI, Marilena de S. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. SP: Cortez, 2003.

CHAUI, Marilena; CANDIDO, Antonio; ABRAMO, Lelia e MOSTAÇO, Edélcio. Política cultural. Porto Alegre: Mercado Aberto / Fundação Wilson Pinheiro, 1985. CIRNE, Moacy. História e crítica dos quadrinhos brasileiros. Rio de Janeiro: Europa/Funarte, 1990.

CRESPO, Fernanda Nascimento. O Brasil de Laudelina: usos do biográfico no ensino de história. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de História. UERJ, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174828. Acesso em: 12 de jan. de 2019.

CRUZ, Heloisa de Faria, PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha. Na oficina do Historiador: conversas sobre História e Imprensa. Projeto História, São Paulo, n. 35, pp. 253-270, dez., 2007.

CRUZ, Heloisa de Faria. Comunicação Popular e Trabalhadores: redes de comunicação e impressos dos movimentos sindicais e populares de São Paulo, 1970/1980. Projeto História, São Paulo, n. 48, dez. 2013.

FENELON, Déa Ribeiro “O Historiador e a Cultura Popular: história de classe ou história do povo?”. História & Perspectiva, (6), 1992.

FENELON, Déa Ribeiro; KHOURY, Yara Aun. Ensino e Pesquisa. Fontes para o estudo dos movimentos dos leigos da Igreja Católica no Brasil, 1920-1980. Projeto História, São Paulo, (7), fev. 1987.

FENELON; Déa Ribeiro, E. P. Thompson – História e Política. Projeto História, São Paulo, (12), out. 1995.

FERREIRA, Jorgetânia da Silva. Trabalho em domicílio: quotidiano de trabalhadoras domésticas e donas de casa no Triângulo Mineiro (1950-2005). Tese de Doutoramento em História Social. PUC-SP, São Paulo, 2006.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. Formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1933.

FREYRE, Gilberto. Ordem e Progresso. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1957.

GOMES, Edgar da Silva (org.) Trento em movimento. Contexto e Permanências. Jundiaí: Paco Editorial, 2018.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere: Temas de cultura, ação católica, americanismo e fordismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

HENFIL. Cartas da mãe. Coleção Edições do Pasquim – vol. 92. Rio de Janeiro: CODECRI, 1980.

HENFIL. Diretas Já! Rio de Janeiro: Record, 1984.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Indicadores IBGE. O trabalho da mulher principal responsável no domicílio (pesquisa mensal de emprego). Governo Federal do Brasil/ Ministério de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, 2006. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 03 de mar. de 2019.

JORNAL. A força do pobre (CCB Vila Zilda), n. 5, fev., ano II, Coleção Periódicos, Arquivo CPV, São Paulo, 1982. Disponível em: http://www.cpvsp.org.br/periodicos.php. Acesso em: 03 de jan. 2020.

JORNAL. A voz do povo (Lins), n. 4 e 7 (n.8, anotado a caneta), Coleção Periódicos, Arquivo CPV, São Paulo, 1980. Disponível em: http://www.cpvsp.org.br/periodicos.php. Acesso em: 05 de jan. 2020.

JORNAL. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, fascículo de 11 de jan. 1961. Disponível em: http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx. Acesso em: 12 de dez. 2019.

JORNAL. Varadouro – Um jornal das selvas, ano I, n. 10 e 12, jun.-set., Rio Branco, Acre, 1978.

KHOURY, Yara Aun (coord.). Inventário do Fundo Juventude Católica (JOC). Acervo do Instituto Nacional de Pastoral – INP/CNBB. São Paulo, CEDIC/COMARTE, 1991.

KOFES, Suely. Mulher, mulheres: identidade, diferença e desigualdade na relação entre patroas e empregadas domésticas. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.

KOSSELECK, Reinhart. Futuro passado – Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: PUC-RJ/Contraponto, 1979.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013.

LEFORT, Claude. A invenção democrática: os limites do totalitarismo. São Paulo: Brasiliense, 1983.

LEVINE, Robert M; MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Cinderela Negra: a saga de Carolina Maria de Jesus. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1994.

MATOS, Maria Izilda S. de. Porta adentro: criados de servir em São Paulo de 1890 a 1930. In: BRUSCHINI, Cristina e SORJ, Bila (orgs.). Novos olhares: mulheres e relações de gênero no Brasil. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, Marco Zero, 1994.

MELO, Maria Luisa de. Primeira vítima do RJ era doméstica e pegou coronavírus da patroa no Leblon, Portal UOL, São Paulo, 19 de março de 2020, Seção Notícias (Saúde). Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimasnoticias/redacao/2020/03/19/primeiravitima-do-rj-era-domestica-e-pegou-coronavirus-da-patroa.htm. Acesso em: 21 de abr. de 2020.

MIRANDA, Vanessa. Mulheres indígenas na cidade: cultura, saúde e trabalho (Manaus, 1995-2014). Dissertação de Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia.FIOCRUZ/UFAM, Manaus, 2015.

MIRANDA, Vanessa. Trabalhadores e trabalhadoras em movimento(s): leigos católicos e outros sujeitos na luta por democracia (ABC Paulista e Grande São Paulo nas décadas de 1970 e 1980). Tese de Doutorado em Psicologia Social. PUC-SP, São Paulo, 2020.

MONTENEGRO, Antonio T. Trabalhadores rurais e justiça do trabalho em tempos de regime civil-militar. in: GOMES, Ângela de Castro e SILVA, Fernando Teixeira da (org.) A Justiça do Trabalho e sua história: os direitos dos trabalhadores no Brasil. Campinas: Editora Unicamp, 2013.

MUNAKATA, Kazumi. “O Lugar do Movimento Operário”. História & Perspectiva (43), pp. 9-40, jul.dez. 2010, Uberlândia: UFU, 2010.

PAOLI, Maria Celia; Sader, Eder; TELLES, Vera da S. “Pensando a Classe Operária: Os trabalhadores sujeitos ao imaginário acadêmico”. Revista Brasileira de História (6), 1983.

PEIXOTO, Maria do Rosário da C. O trem da história: a aliança PCB/CSCB/O PAIZ (Rio de Janeiro, 1923/1924). São Paulo: Marco Zero/CNPq, 1990. PERROT, Michelle. As mulheres e os silêncios da história. Bauru: EDUSC, 2005.

PEIXOTO, Maria do Rosário da C. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

POCHMANN, Marcio. Os pobres novamente sob suspeita. in: Portal RBA – Rede Brasil Atual, 25.06.2017. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/blogs/blog-na-rede/2017/06/ospobresnovamente-sob-suspeita. Acesso em: 28 de fev. de 2018.

PORTELLI, Alessandro. Sonhos Ucrônicos. Memórias e possíveis mundos dos trabalhadores. Projeto História, São Paulo, (10), dez., pp. 41-58, 1993.

PRETA-RARA. Eu, Empregada Doméstica. A Senzala moderna é o quartinho da empregada. São Paulo: Letramento, 2019.

RELATÓRIO FINAL. I Encontro de Mulheres do Amazonas. Entrevista de Dona Zenilda da Silva Vilácio concedida a Wolfgang Kapfhammer. Manaus: 29 de set. 1993. S

SAID, Edward W. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

SALLES, Paula Ribeiro. Documentação e Comunicação Popular: a experiência do CPV – Centro Pastoral Vergueiro (São Paulo/SP, 1973-1989). Dissertação de Mestrado em História Social. PUC-SP, São Paulo, 2013.

SAMARA, Eni de Mesquita; SOIHET, Rachel; MATOS, Maria Izilda S. de. Gênero em debate. Trajetórias e perspectivas na historiografia contemporânea. São Paulo: EDUC, 1997.

SÃO PAULO (CIDADE); SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA; DEPARTAMENTO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO. O direito à memoria: Patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: DPH, 1992.

SARLO, Beatriz. Tempo Passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise história. Educação e Realidade, Porto Alegre, 16(2), jul/ dez. 1990, pp. 5-22. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/185058/mod_resource/content/2/G%C3%AAnero-Joan%20Scott.pdf. Acesso em: 12 de dez. de 2018.

SILVA, Marcos. Rir das ditaduras: os dentes de Henfil (Fradim – 1971/1980). São Paulo: Intermeios; USP-Programa de Pós-Graduação em História Social, 2018.

SOUZA, Carlos Alberto Alves de. “Varadouros da Liberdade”: cultura e trabalho entre os trabalhadores seringueiros do Acre. Projeto História, São Paulo, (16), fev., pp. 221-231, 1998.

SOUZA, Ney de. Trento, o Concílio e seus desdobramentos no Brasil. in: SOUZA, Ney de;

THOMPSON, E. P. A Formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

TOMELIN Jr., Nelson; PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha. Histórias e Justiça em processos trabalhistas: Cultura de resistência de trabalhadores na Amazônia brasileira. Projeto História, São Paulo, n. 58, pp. 298-326, jan.-mar. 2017.

VESENTINI, Carlos Alberto, e DE DECCA, Edgar S.. A revolução do vencedor. Contraponto. São Paulo: I (2): 60/69, nov. 1976.

VIDAL-NAQUET, Pierre. Assassinos da memória: um Eichmann de papel e outros ensaios sobre o revisionismo. Campinas, SP: Papirus, 1988.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

WILLIAMS, Raymond. Recursos da esperança: cultura, democracia, socialismo. São Paulo: Unesp, 2015.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

MIRANDA, V.; DA CUNHA PEIXOTO, M. do R.; TOMELIN JR., N. Trabalhadoras Domésticas: Memórias, Resistências E Criação De Direitos (São Paulo, Amazônia E Tantos Lugares, De Um Tempo Recente E De Ainda Agora). Tempos Históricos, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 129–165, 2020. DOI: 10.36449/rth.v24i2.24813. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/24813. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático