A visita do Imperador Pedro II ao Norte da Província do Rio de Janeiro: disputas políticas no 4º distrito eleitoral (1844/1848)
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v25i1.24822Palavras-chave:
Província do Rio de Janeiro, Política Imperial, Eleições legislativas de 1844.Resumo
O presente artigo analisa as relações das elites políticas do município de Campos dos Goytacazes com os seus presidentes de província, e, secundariamente, com a Assembleia Legislativa provincial, entre os anos de 1843 e 1848. Baseado em diferentes fontes históricas, tomando como referências as acirradas eleições legislativas de 1844 e a visita do Imperador Pedro II ao Norte da província do Rio de Janeiro, em 1847, procura entender os embates e negociações de tais elites com os governos do conservador João Caldas Vianna (1843/1844) e do áulico-liberal Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho (1844/1848). Por fim, conclui que, diferente do papel passivo que lhes reservou a historiografia clássica sobre o período, as elites políticas locais se mostraram atentas às mudanças conjunturais e, por meio da Câmara Municipal e do colégio de eleitores, buscaram garantir os seus interesses políticos e econômicos durante o processo de construção do estado imperial brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.