Trabalhadores rurais e migração na Califórnia dos anos 30: John Steinbeck e os "Ciganos da colheita"
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v24i1.24920Palavras-chave:
Grande Depressão, História dos Estados Unidos, John SteinbeckResumo
No verão de 1936, o romancista John Steinbeck viajou a soldo do jornal The San Francisco News para cobrir o fenômeno dos migrantes que se apinhavam pelas estradas da Califórnia e dos Estados Unidos no rescaldo dos dust bowls e da crise de 1929. Como resultado da viagem, Steinbeck escreveu sete artigos que foram publicados em outubro de 1936 e batizados de "Os ciganos da colheita". Esses textos têm grande valor documental sobre os efeitos sociais da recessão econômica e, esse é nosso argumento, participaram de maneira fundamental da mudança de perspectiva da literatura de Steinbeck, tornando-a mais politicamente engajada e esteticamente realista. O propósito desse artigo é entender como a experiência do verão de 1936 alterou a percepção crítica de Steinbeck acerca da realidade estadunidense, entendendo que os migrantes foram fundamentais nesse processo, visto que explicitaram o parentesco histórico entre os trabalhadores e as antigas classes médias rurais às quais o escritor pertencia. Essa descoberta realçou o clamor democrático de sua literatura, o qual culminou no maior romance sobre a Grande Depressão: As vinhas da ira de 1939.
Referências
BALDERRAMA, Francisco E.; RODRÍGUEZ, Raymond. Decade of betrayal: Mexican repatriation in the 1930s. Albuquerque: University of New Mexico Press, 1995.
BENSON, Jackson. The true adventures of John Steinbeck, writer. New York: Penguin Books, 1984.
DUNCAN, Dayton; BURNS, Ken. The Dust Bowl: An illustrated history. San Francisco: Chronicle Books, 2012.
GALBRAITH, John Kenneth. O colapso da bolsa, 1929. Tradução de Carlos Nayfeld. São Paulo: Expressão e Cultura, 1972.
GATES, Paul Wallace. Land policy and tenancy in the Prairie States. The Journal of Economic History, n. 1, 1941, pp. 60-82.
GREGORY, James N. Dust Bowl legacies - The Okie impact on California, 1939-1989. California History, vol. 68, n. 3, Fall/1989, pp. 74-85. Disponível em Acesso em 24 mar 2020.
KEYSERLING, Leon; NATHAN, Robert R.; CURRIE, Lauchlin B. Discussion - The Keynesian Revolution. The American Economic Review, vol. 62, n. 1-2 (March, 1972), pp. 134-141.
LACHTMAN, Howard Lawrence. The short stories of John Steinbeck. (1968) University of Pacific, Thesis. Disponível em <https://scholarlycommons.pacific.edu/cgi/viewcontent.cgi? article=2659&context=uop_etds> Acesso em 27 mar 2020.
LANGE, Dorothea; TAYLOR, Paul Schuster. An American exodus: a record of human erosion. New Haven: Yale University Press, 1969.
MARSH, Fred T. In dubious battle and other works of fiction. The New York Times, 2 de fevereiro de 1936. Disponível em <https://timesmachine.nytimes.com/timesmachine/1936/ 02/02/85230823.html> Acesso em 11 jul 2018.
MITGANG, Herbert. Policing America's writers. New Yorker, October 5, 1987. Disponível em Acesso em 19 mar 2020
PARINI, Jay. Every time a friend succeeds something inside of me dies: The life of Gore Vidal. New York: Little Brown, 2015.
_______. John Steinbeck, uma biografia. Tradução de Alda Porto e Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Record, 1998.
ROEDIGER, David R. The wages of whiteness - The making of American working class. Revised edition. New York: Verso Books, 2007.
"State archives releases 'California Witch Hunt' - A new 3-part digital exhibit focuses on the CA Un-American Activities Committee. April 17, 2019. Disponível em <https://www.sos.ca.gov/administration/ news-releases-and-advisories/2019-news-releases-and-advisories/california-state-archives-witch-hunt-new-3-part-digital-exhibit-unamerican-activities-committee/> Acesso em 19 mar 2020.
STATE OF CALIFORNIA. Senate Bill No. 670 by Senator Joseph Lawrence Dunn - Apology Act for the 1930s Mexican Repatriation Program. Oct 7, 2005. Disponível em Acesso em 24 mar 2020.
STEINBECK, John. Ao deus desconhecido. 4ª ed. Tradução de Nair Bisony Mazza. São Paulo: Ibrasa, 1981.
_______. As vinhas da ira. Tradução de Ernesto Vinhaes e Herbert Caro. São Paulo. Abril Cultural, 1972.
_______. Luta incerta. 2ª ed. Tradução de A.B. Pinheiro de Lemos. Rio de Janeiro: Record, s.d.2
_______. O vale sem fim. Tradução de A.B. Pinheiro de Lemos. Rio de Janeiro: Record, s.d.1
_______. The harvest gypsies: On the road to The grapes of wrath. Berkeley: Heyday Books, 1988.
_______. The long valley. Introduction and notes by John H. Timmerman. New York: Penguin Books, 1995.
_______; DeMOTT, Robert (ed.). Working days - The journals of The grapes of wrath. New York: Penguin Books, 1990.
_______; FENSCH, Thomas (ed.). Conversations with John Steinbeck. Jackson: University Press of Mississippi, 1999.
WHITT, Jan. "To do some good and no harm": The literary journalism of John Steinbeck. Steinbeck Review, vol. 3, issue 2, Fall/2006, pp. 41-62.
WILSON, Edmund. Classics and commercials - A literary chronicle of the Forties. New York: Farrar, Straus and Company, 1951.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.