Imigração e Trabalho Precário no Alentejo (Portugal): A Atuação Da Solim – Solidariedade Imigrante. Entrevista com Alberto Matos

Autores

  • Ricardo Luiz Sapia de Campos UFG - Universidade Federal de Goiás
  • Ema Claudia Ribeiro Pires Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v24i2.25128
Agências de fomento

Palavras-chave:

territórios rurais, exploração do trabalho, imigração

Resumo

Na entrevista Alberto Matos, uma das principais figuras atuantes no interior da SOLIM, fala da sua trajetória e militância social, recuperando temas abrangentes sobre a história de Portugal. Apresenta o fluxo imigratório que alimenta a necessidade de mão-de-obra para as empresas agrícolas, particularmente do Alentejo, sul de Portugal. O entrevistado nos dá um quadro geral da imigração e da formação de “máfias de interesse” que se favorecem na exploração de mão-de-obra legal e ilegal. Apresenta o funcionamento da “indústria da imigração” consoante a chamada “hipocrisia europeia”. Apresenta os trâmites atuais e procedimentos institucionaislegais com relação a principal bandeira de luta da SOLIM que é a legalização do imigrante, portanto, o reconhecimento de cidadania, para posterior visibilidade da exploração do trabalho.

Biografia do Autor

Ricardo Luiz Sapia de Campos, UFG - Universidade Federal de Goiás

Sociólogo, doutorado, pós doutorado, professor da Faculdade de CIências Sociais. cep 74030020

Ema Claudia Ribeiro Pires, Universidade de Évora

Professora de Antropologia - Universidade de Évora

Referências

MAIAKÓVSKI, W. Poemas, São Paulo: Ed. Perspectiva, 1997.

MEZZADRA, S. Direito de Fuga, Lisboa: Edições UNIPOP, 2012.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

SAPIA DE CAMPOS, R. L.; RIBEIRO PIRES, E. C. Imigração e Trabalho Precário no Alentejo (Portugal): A Atuação Da Solim – Solidariedade Imigrante. Entrevista com Alberto Matos. Tempos Históricos, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 199–214, 2020. DOI: 10.36449/rth.v24i2.25128. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/25128. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Entrevista