Imigração e Trabalho Precário no Alentejo (Portugal): A Atuação Da Solim – Solidariedade Imigrante. Entrevista com Alberto Matos
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v24i2.25128Palavras-chave:
territórios rurais, exploração do trabalho, imigraçãoResumo
Na entrevista Alberto Matos, uma das principais figuras atuantes no interior da SOLIM, fala da sua trajetória e militância social, recuperando temas abrangentes sobre a história de Portugal. Apresenta o fluxo imigratório que alimenta a necessidade de mão-de-obra para as empresas agrícolas, particularmente do Alentejo, sul de Portugal. O entrevistado nos dá um quadro geral da imigração e da formação de “máfias de interesse” que se favorecem na exploração de mão-de-obra legal e ilegal. Apresenta o funcionamento da “indústria da imigração” consoante a chamada “hipocrisia europeia”. Apresenta os trâmites atuais e procedimentos institucionaislegais com relação a principal bandeira de luta da SOLIM que é a legalização do imigrante, portanto, o reconhecimento de cidadania, para posterior visibilidade da exploração do trabalho.
Referências
MAIAKÓVSKI, W. Poemas, São Paulo: Ed. Perspectiva, 1997.
MEZZADRA, S. Direito de Fuga, Lisboa: Edições UNIPOP, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Tempos Históricos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.