Os usos de agrotóxicos “contrabandeados” na fronteira Brasil-Paraguai e as experiências dos pequenos produtores rurais no Paraná (1960-2018)
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v25i2.25302Resumo
O objetivo da pesquisa apresentada foi analisar: as pressões sofridas pelos trabalhadores e/ou pequenos produtores rurais que utilizam em seus cultivos agrícolas agrotóxicos “contrabandeados” do Paraguai para o Brasil; e, por outro lado, as alternativas desenvolvidas por aqueles que resistem ao envolvimento neste circuito para conseguirem permanecer com o trabalho no campo, por meio da produção orgânica ou agroecológica. Para tanto, são trazidas algumas informações sobre a circulação de agrotóxico nos limites territoriais entre os Departamentos de Canindeyu e Alto Paraná no Paraguai e a região Oeste do Paraná no Brasil. Esses dados foram levantados a partir de produções bibliográficas sobre o tema; matérias veiculadas em jornais locais; sentenças judiciais; entrevistas com produtores rurais e com agentes do Estado responsáveis pela fiscalização e/ou apreensões. A pesquisa filia-se a área de conhecimento da História Social.
Referências
AÇÃO PF. Notícias. PF realiza apreensão de veículo com grande quantidade de agrotóxicos (Pato Bragado). Disponível em: https://www.gov.br/pf/ptbr/assuntos/noticias/2020/03-noticias-de-marco-de2020/pf-realiza-apreensao-deveiculo-com-grande-quantidade-de-agrotoxicos Acesso em 20 de março de 2020.
BOSI, Antônio (Org.). Catálogo da Coleção dos Autos Criminais da Comarca de Toledo (1954-1980). 1. ed. Cascavel: EDUNIOESTE, 2003.
CARDIN, Eric Gustavo. (2017). O Fazer-se Estado nas Fronteiras: um estudo das relações entre trabalhadores fronteiriços e agentes estatais nos limites do Brasil. In: Anais do VI Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: Estado, Poder e Revoluções. M. C. Rondon: UNIOESTE.
CARMO, Samanta. Uol Congresso em foco. Ministério da Agricultura libera 31 novos agrotóxicos. Metade é considerada altamente tóxica. Disponível em: . Acesso em 20 de abril de 2019.
CATTA, Luiz Eduardo Pena. O cotidiano de uma fronteira, a perversidade da modernidade. Dissertação de mestrado em história. Florianópolis: UFSC, 1994.
DARC, Aparecida. (2009) Formação econômica e social de Foz do Iguaçu: um estudo sobre as memórias constitutivas da cidade (1970-2008). São Paulo: USP. Tese (Doutorado em história econômica).
DORFMAN, Adriana, FRANÇA, Arthur Borba Colen, SOARES, Guilherme de Oliveira. (2014). Marcos legais e redes de contrabando de agrotóxicos: análise escalar a partir da fronteira Brasil-Uruguai. En: Terra Plural, v. 8, n. 1. Ponta Grossa. Pp. 37-53.
DORFMAN, Adriana, REKOWSKY, Carmen Janete. (2011) Geografia do contrabando de agrotóxicos na fronteira gaúcha. En: Anais do XIII Encuentro de Geógrafos de América Latina, Costa Rica.
FIOROTTI, Cíntia. (2015). História de trabalhadores e do trabalho na fronteira Brasil-Paraguai (1960 - 2015). Tese (Doutorado em História). UFU: Uberlândia.
FIOROTTI, Cíntia. O viver e o sobreviver da fronteira Paraguai–Brasil: mercado, nacionalidade e trabalhadores. Revista de Ciências Sociais (UFC)., v.49, p.63 - 92, 2018.
FIOROTTI, Cíntia; CARDIN, E. G.; COLOGNESE, Silvio A. fronteiras da ilegalidade: a importação e o uso de agrotóxicos ilegais na fronteira do brasil com o paraguai. Revista GeoPantanal (UFMS), v.15, p.61 - 77, 2020.
FIOROTTI, Cíntia;SILVA, R. M.; LEITE, V. J.; Experiências de pesquisa com fontes orais na história social: caminhos e possibilidades. História Oral, v.23, p.243 - 258, 2020.
IDESF, Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras. O contrabando de defensivos agrícolas no Brasil. Foz do Iguaçu, 2019.
MENEZES, Alfredo da Mota. A herança de Stroessner: Brasil-Paraguai, 1955-1980. Campinas, SP: Papirus, 1987.
MOREIRA, Matheus. Folha de S. Paulo. Número de agrotóxicos liberados no Brasil em 2019 é o maior dos últimos 14 anos. Disponível em: . Acesso em 20 de abril de 2020.
OLIVEIRA, Cida. Rede Brasil Atual. Agrotóxicos: Pacote do Veneno avança no governo Bolsonaro. “Desde que Jair Bolsonaro e sua ministra tomaram posse, já foram liberados um total de 551”. Estes números foram divulgados em 04 de março de 2020. Disponível em: <https://www.redebrasilatual.com.br/ambiente/2020/03/agrotoxicosrebaixamento-grau-toxicidade/>. Acesso em 20 de março de 2020.
PORTAL GUAÍRA, Guaíra – Patrulha Rural apreende agrotóxicos em porto clandestino. (estavam embalados em papel laminado). Disponível em: ROJAS VILLAGRA, Luis. Actores del agronegócio em Paraguay. Asunción: Diakonia; Base-is, 2009.
RPC Cascavel. G1 Globo. Motorista com 230 kg de agrotóxicos contrabandeados é preso após perseguição em Guaíra, diz PRF. Disponível em: . Acesso em 20 de março de 2020.
SENTENÇA PÚBLICA. Operação Quileros. Disponibilizada ao público em agosto de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Tempos Históricos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.