Transações desejadas: anúncios de vendas de cativos e os diversos sentidos dessas negociações, Brasil (1850-1880)
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v25i2.25554Palavras-chave:
escravidão, comércio de escravos, anúnciosResumo
O presente artigo discute os diferentes significados do momento da venda de um escravo e os diversos conflitos e tensões que o cercavam. São usados anúncios de venda de cativos em jornais brasileiros na segunda metade do século XIX, buscando informações que nos ajudem a entender as motivações dessas transações. Os diferentes anúncios nos possibilitam perceber esse momento de tensão também como uma válvula de escape para conflitos cotidianos, que resultavam não só da vontade senhorial como também da agência escrava. Ao longo do artigo, procuramos explorar como essas transações devem ser pensadas como uma possibilidade de mudança dentro da ordem, acionado por senhores bem como pelos próprios escravizados, constituindo situações mais complexas do que simples relações comerciais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Tempos Históricos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.