Primórdios da cafeicultura no Alto Jequitinhonha, MG: o caso de Capelinha (1973-1995)
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v25i2.26176Palavras-chave:
Modernização da agricultura, Cafeicultura, Cerrado Mineiro, Município de CapelinhaResumo
O artigo analisa a trajetória inicial da cafeicultura no município de Capelinha (MG), no período de 1973-1995. Mostra que a atividade foi estimulada por planos governamentais de expansão da agricultura no Cerrado Mineiro, que seus pioneiros foram cafelistas originários do Sul de Minas, houve predominância de pequenos e médios produtores, baixa tecnologia e trabalho manual. Indica ainda que a lavoura de café em Capelinha acelerou a concentração fundiária e os conflitos de terra, prejudicou a criação de gado e a produção de mantimentos, sem gerar emprego e renda expressivos para os trabalhadores rurais. As fontes utilizadas foram principalmente estatísticas e relatórios oficiais, documentos orais e notícias da imprensa regional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Tempos Históricos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.