Educação histórica em perspetiva: contribuições de teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v26i1.26734
Agências de fomento
Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) e CAPES

Palavras-chave:

Educação Histórica. Pensamento Histórico. Produção Acadêmica.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa realizada no âmbito do Estágio Pós-Doutoral desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Paraná. Pretende-se compreender as tendências e os resultados das pesquisas em educação histórica presentes em teses e dissertações produzidas em universidades públicas do estado do Paraná. A investigação seguiu a concepção de catálogo seletivo e analítico e as orientações metodológicas da Grounded Theory (Teoria Fundamentada). Em sentido amplo, a análise do material selecionado (teses e dissertações) indicou uma mudança de perspectiva acerca da aprendizagem histórica, a qual tem contribuído para transformar o modo de pensar o ensino de história no espaço escolar.

Biografia do Autor

Geyso Dongley Germinari, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutor em Educação pela UFPR. Atualmente é professor do Departamento de História e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e História, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus Irati. É coordenador do Grupo Pesquisa: Educação Histórica: Consciência Histórica e Cultura (CNPq) e membro do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH/UFPR). Desenvolve pesquisas nas áreas de História e Educação, com ênfase em Educação Histórica e Ensino de História, principalmente nos temas: educação histórica, didática da história, formação de professores, arquivos e ensino de história e consciência histórica e identidade. Editor da Revista Ibero-Americana de Educação Histórica

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Publicado

27-05-2022

Como Citar

GERMINARI, G. D. Educação histórica em perspetiva: contribuições de teses e dissertações. Tempos Históricos, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 137–162, 2022. DOI: 10.36449/rth.v26i1.26734. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/26734. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

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Artigos