O consumo e a cidadania: os desafios da historiografia em uma sociedade pós-moderna
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v26i2.28417Palavras-chave:
Consumo; Pós-modernidade; Capitalismo Tardio; Presentismo; Atualismo.Resumo
O presente estudo discute como o consumo e a cidadania são percebidos através de uma dicotomia estabelecida pela crise das utopias no fim do século XX, na qual o consumo passa a ser a característica principal da produção historiográfica e de existência dentro da nação. Apresenta-se uma discussão sobre o presentismo, o atualismo e as práticas nas quais o consumo sobrepõe a cidadania e impõe à historiografia, uma demanda que impede a construção de projetos de intervenção mais justos e democráticos em relação ao presente e o futuro. Conclui-se, assim, que cabe aos historiadores politizarem suas narrativas e adotarem uma postura ética que busque compreender o conceito de pós-modernidade de forma mais ampla para que as lógicas estabelecidas pelo capitalismo tardio possam ser desveladas, expondo as feridas históricas e utilizando o passado para fins práticos.
Referências
ADORNO, Theodor. Dialética Negativa. São Paulo: Zahar, 2009.
AVILA, Arthur. O que significa indisciplinar a história? In: AVILA, Arthur; NICOLAZZI, Fernando. TURIN, Rodrigo. (Org.). A História (in)Disciplinada: Teoria, ensino e difusão de conhecimento histórico. Vitória: Editora Milfontes, 2019.
BARKAN, Elazar. Introduction: Historians and Historical Reconciliation Source. The American Historical Review, Vol. 114, No. 4, Oxford University: American Historical Association Stable, 2009.
BARTHES, Roland. Morte do autor. In: O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BEVERNAGE, Berber & LORENZ, Chris. Breaking up Time. Negotiating the Borders between Present, Past and Future. Storia della Storiografia, vol. 1, n. 63, 2013. p. 31-50
BLOCH, Marc. A estranha derrota. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 2013.
CHAKRABARTY, Dipesh. The death of history: historical consciousness and the culture of late capitalism. In: Public Culture, v.4, n. 2. p. 47-65, 1992.
COLE, Michale; YERMAKOVA, Olena. Ukrainian Politics is Like a Box of Chocolates…. You Really Never Know What You’re Gonna Get. Populism in Central and Eastern Europe, 2019. Disponível em: Acesso 08/11/2021.
DE GROOT, Jerome. Consuming history: historians and heritage in contemporary popular culture. London and New York: Routledge, 2009.
FUKUYAMA, Francis. O fim da História e o último homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
GAIMAN, Neal. Deuses americanos: a edição preferida do autor. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.
GROSS, Jan Tomasz. Vizinhos: a história do massacre dos judeus de Jedwabne, na Polónia. Colares: Pedra da Lua, 2010.
HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas de memória. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
HUYSSEN, Andreas. Present pasts: media, politics, amnesia. In: Present Pasts: urban palimpsests and the politics of memory. Stanford: Stanford University Press, 2003.
JAMESON, Fredric. El giro cultural: escritos selecionados sobre el pósmodernismo 1983-1998. Buenos Aires: Manatial, 2002.
KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia - estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, EDUSC, 2001.
KRÜGER, Felipe. A construção histórica na graphic novel V for Vendetta: aspectos políticos, sociais e culturais na Inglaterra (1982-1988). Pelotas: UFPEL, 2017.
LORENZ, Chris. Unstuck in Time. Or: the sudden presence of the past. In: TILMANS, Karin; VREE, Frank van; WINTER, Jay (Org.). Performing the Past: memory, history, and identity in Modern Europe. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2010. p. 67-102.
MUNSLOW, Alun. Desconstruindo a história. Petrópolis: Vozes, 2009. PALAHNIUK, Chuck. Clube da luta. 1°Ed. Editora leya. 2012.
PEREIRA, Mateus; ARAUJO, Valdei. Atualismo 1.0 - Como a ideia de atualização mudou o século XXI. Ouro Preto: SBTHH, 2018.
REYNOLDS, Simon. Retromania: Pop Culture‘s Addiction to Its Own Past. London: Faber & Faber, 2011.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
TRAVERSO, Enzo. Left–Wing Melancholia: Marxism, History, and Memory. New York: Columbia University Press, 2017.
TURIN, Rodrigo. Tempos precários: aceleração, historicidade e semântica neoliberal. Coleção pequena biblioteca de ensaios. Rio de Janeiro: Zazie Edições. 2019.
WHITE, Hayden. O passado prático. Artcultura. Tradução de Mario Marcello Neto, Felipe Radünz Krüger e Arthur Lima de Ávila. Vol. 20, n.37, 2018, pág. 9-19.
WILSON, Andrew. Ukraine Crisis: What It Means for the West. New Haven: Yale University Press, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.