Aprender a empreender: o desafio da universidade para a formação inicial de professores

Autores

  • Elizabeth Gottschalg Raimann
  • Leislainy Moraes Castro

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v26i2.29192

Palavras-chave:

Formação inicial de professores. Empreendedorismo. BNC-formação de professores da educação básica. Educação superior.

Resumo

A formação de professores/as, inicial e continuada, constitui-se parte da profissionalização docente. No contexto do movimento mundial, em 1990, Educação Para Todos, documentos e diretrizes produzidas por organismos internacionais, na época, orientaram países, como o Brasil, para melhorar a qualidade da educação, tendo em vista, dentre outros insumos, a formação inicial de docentes. A pesquisa documental, de cunho qualitativo, analisou documentos da UNESCO e MEC, objetivando problematizar a BNCformação inicial de professores da Educação Básica. Como resultado, a análise apresentou elementos para a compreensão do discurso empreendedor presente, desde a década de 2000, nas diretrizes de formação de professores/as para a educação básica até a BNC-formação inicial de professores da Educação Básica. Sendo que esta está em consonância com o projeto liberal de educação, nas demandas da sociedade e economia do conhecimento.

Biografia do Autor

Elizabeth Gottschalg Raimann

Universidade Federal de Jataí

Leislainy Moraes Castro

Docente da rede pública de ensino no município de Rio Verde/GO; mestranda em educação do Programa de Pós-graduação em Educação da UFJ.

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Publicado

21-12-2022

Como Citar

GOTTSCHALG RAIMANN, E.; MORAES CASTRO, L. . Aprender a empreender: o desafio da universidade para a formação inicial de professores. Tempos Históricos, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 9–29, 2022. DOI: 10.36449/rth.v26i2.29192. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/29192. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático