Pesquisas sobre o docente que atua na universidade: reflexões no campo da didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v26i2.29199

Palavras-chave:

Docente universitário; Didática; Estado do conhecimento; Multidimensionalidade.

Resumo

O presente artigo aborda resultados de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento realizada nos Anais da ANPEd entre 2002 e 2015 (especificamente no Grupo de trabalho 4 – Didática) tendo como objeto a docência no ensino superior por meio dos trabalhos publicados neste suporte. O recorte ora apresentado busca cotejar parte dos resultados com os aspectos externos à sala de aula ou aos processos de ensino que ocorrem na Universidade retomando o conceito de multidimensionalidade dos processos de ensino aprendizagem. Além disso, pretende apontar a relevância desta interlocução (aspectos internos e aspectos externos à prática docente) neste momento histórico do país, qual seja: de ataques à Universidade e à Ciência.

Biografia do Autor

Camila Alberto Vicente de Oliveira

Docente da Unidade Acadêmica Especial de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí – Goiás.

Fernando Silva dos Santos

Docente da Unidade Acadêmica Especial de Educação da Universidade Federal de Jataí – Goiás – Brasil. Membro da Coordenação do NuFOPE – Grupo de Estudos Formação de professores e Práticas Educativas (UFJ). 

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Publicado

21-12-2022

Como Citar

ALBERTO VICENTE DE OLIVEIRA, C.; SILVA DOS SANTOS , F. . Pesquisas sobre o docente que atua na universidade: reflexões no campo da didática. Tempos Históricos, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 97–115, 2022. DOI: 10.36449/rth.v26i2.29199. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/29199. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático