Relações entre História Pública, didática da História e lugares de pedagogia na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v27i2.31092

Palavras-chave:

História pública, Didática da História, Consciência histórica, narrativa, lugares da pedagogia

Resumo

A partir das relações entre a Didática da História e a História Pública, apresenta-se neste artigo uma proposta interdisciplinar desenvolvida no ano de 2022, com estudantes da licenciatura em História da Universidade Federal de Goiás, Brasil. A atividade consistiu em uma aula sobre a história pública de Goiás e os usos do passado em lugares de memória situados no centro da capital, Goiânia. Esses locais são entendidos, nesta proposta, como lugares de pedagogia, pois a partir do percurso realizado com os participantes foi possível desenvolver possibilidades de articulação entre a historiografia regional e os usos públicos do passado, bem como entre os saberes acadêmicos e a dimensão pública e didática dessas narrativas urbanas. Ao final, apresentam-se alguns relatos dos licenciandos e as suas relações com os conceitos de consciência histórica, narrativa e cultura histórica no processo de formação docente.

Biografia do Autor

Cristiano Nicolini, UFG

Professor Adjunto vinculado à Faculdade de História, ao PPGH e ao ProfHistória UFG. Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria; cristianonicolini@ufg.br.

Maria da Conceição Silva, Universidade Federal de Goiás

Professora Titular na Universidade Federal de Goiás/Faculdade de História. Doutora em História pela UNESP/Franca. Pós- doutorado em Educação pela UFPR; mariacsgo@ufg.br

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Publicado

25-12-2023

Como Citar

NICOLINI, C.; SILVA, M. da C. Relações entre História Pública, didática da História e lugares de pedagogia na formação docente. Tempos Históricos, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 12–42, 2023. DOI: 10.36449/rth.v27i2.31092. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/31092. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: "O historiador e a formação histórica: espaços de práticas"