A presença da afetividade na formação histórica: sentido, sensibilidade e sentimento

Autores

  • Josias José Freire Junior Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v27i2.31177

Palavras-chave:

Formação histórica, Sentido histórico, Sensibilidade, Sentimento

Resumo

Este texto tem por objetivo refletir sobre a dimensão da afetividade na formação histórica. Para tanto, serão discutidos os conceitos de sentido histórico e formação histórica a partir da obra do teórico da história Jörn Rüsen, bem como a ênfase desse autor na dimensão emocional dos processos de constituição de sentido histórico. Depois, serão apresentadas considerações sobre a dimensão sensibilidade e do sentimento nos campos da história e da educação, a partir de discussões sobre os temas na historiografia, na educação e no ensino de História. Por fim, se discutirá a importância da dimensão afetividade na formação histórica, particularmente no contexto da história escolar.

 

Biografia do Autor

Josias José Freire Junior, Universidade Federal de Goiás

Docente na Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (UFG). E-mail: freire.josias@gmail.com

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Publicado

25-12-2023

Como Citar

FREIRE JUNIOR, J. J. A presença da afetividade na formação histórica: sentido, sensibilidade e sentimento. Tempos Históricos, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 95–126, 2023. DOI: 10.36449/rth.v27i2.31177. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/31177. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: "O historiador e a formação histórica: espaços de práticas"