Práxis histórico-didática: histórias de vida docente de professoras da área de Ensino de História da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Autores

  • Augusto Ridson de Araújo Miranda SEDUC-CE

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v27i2.31397

Palavras-chave:

Práxis histórico-didática, História Oral, Formação cultural identitária, saberes docentes

Resumo

Oriundo de uma pesquisa de doutoramento em Educação, este artigo visa problematizar como se constrói a práxis histórico-didática de professoras de docentes de disciplinas de Ensino de História dos cursos de História da UECE. A pesquisa teve como método central a história oral de vida docente, e da potência da articulação entre Didática da História e Epistemologia da Prática Docente. Concluiu-se por meio das mobilizações narrativo-discursivas dos sujeitos de pesquisa, que a práxis histórico-didática se dá dialeticamente nos sentidos dados às experiências formativas da vida (incluindo a docente). Incontornavelmente, os saberes situados na imbricação entre as múltiplas dimensões culturais-identitárias orientam suas práticas docentes e os saberes das reflexões sobre essas práticas ressignificam a formação quando a identidade docente é engajada.

Biografia do Autor

Augusto Ridson de Araújo Miranda, SEDUC-CE

Doutor e Mestre em Educação, e Especialista em Metodologias do Ensino de História pela UECE. É professor da rede estadual pública cearense, lotado no Centro de Documentação e Informações Educacionais da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Pesquisador do campo do Ensino de História, com ênfase em Didática da História, História Oral e Formação de Professores, atualmente vinculado ao Grupo de Estudos em Didática da História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Email: ridsondearaujo@gmail.com

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Publicado

25-12-2023

Como Citar

DE ARAÚJO MIRANDA, A. R. Práxis histórico-didática: histórias de vida docente de professoras da área de Ensino de História da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tempos Históricos, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 155–184, 2023. DOI: 10.36449/rth.v27i2.31397. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/31397. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: "O historiador e a formação histórica: espaços de práticas"