Forjar o futuro avaliando o presente

Ditadura militar, adesões, negociações e (re)configurações na escola tiradentes (Curitiba 1972-1984)

Autores

  • Jorge Luiz Zaluski UFS-DHI

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v28i1.31871

Palavras-chave:

Ditadura Militar, Educação, Cultura Política, Legislação, História da Educação

Resumo

Este texto tem como objetivo investigar sobre as reverberações da Lei nº. 5.692/1971 na educação paranaense durante os anos de 1972-1984. Para isso, diante de um jogo de escala, serão investigados as adesões, negociações e reconfigurações da proposta de ensino desenvolvida na Escola Tiradentes. Essa instituição serviu como modelo para projetar o ensino escolar a ser desenvolvido em todo o estado. Parto do pressuposto que por meio da análise do conjunto documental selecionado é possível compreender a cultura política introjetada no âmbito educacional e como ela contribuiu para a formação do ser adolescente da época.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Zaluski, UFS-DHI

Professor Adjunto do departamento de História (DHI) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

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Publicado

10-07-2024

Como Citar

LUIZ ZALUSKI, J. Forjar o futuro avaliando o presente: Ditadura militar, adesões, negociações e (re)configurações na escola tiradentes (Curitiba 1972-1984). Tempos Históricos, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 95–129, 2024. DOI: 10.36449/rth.v28i1.31871. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/31871. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos