Cisma: Tradição e modernidade na diplomacia de D. João V
DOI :
https://doi.org/10.36449/rth.v13i1.3509Mots-clés :
D. João V, Diplomacia, Cisma, Século XVIIIRésumé
Este artigo pretende tratar da análise acerca do cisma entre Portugal e Roma – ou seja, o corte das relações diplomáticas entre as duas cortes –, ocorrido entre 1728 e 1738. O episódio resultou, no nível mais imediato, da recusa de Roma em conceder paridade a Portugal diante das outras cortes européias, negando a ascensão do Monsenhor Vicente Bicchi, ao título de Cardeal. Tal política inseria-se em uma linguagem diplomática tradicional, para a qual Roma permanecia o centro da Cristandade. Em compensação,distanciava-se bastante, apesar da visão dos estrangeirados como D. Luís da Cunha, dos verdadeiros loci de poder no setecentos, representados pelas monarquias que se consolidavam – na França, na Inglaterra, na Áustria, na Prússia e até na Rússia –, operando a partir de uma razão de estado secular, ou seja, a linguagem diplomática
moderna.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.