A "viagem de aperfeiçoamento técnico" de José Bonifácio e Manuel Ferreira da Câmara pelas regiões mineiras da Europa Central e Setentrional (1790-1800)
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v13i2.4356Palavras-chave:
José Bonifácio, Manuel Ferreira da Câmara, História das CiênciasResumo
José Bonifácio de Andrada e Silva e Manuel Ferreira da Câmara foram arregimentados pelo governo português para realizar uma viagem de aperfeiçoamento técnico pela Europa setentrional e central por período de dez anos, ao longo dos quais visitaram as principais escolas de minas e importantes regiões mineiras. Como fruto dessa viagem, eles produziram importantes reflexões sobre a administração das minas e diversos minerais até então desconhecidos. Muitos desses estudos permaneceram manuscritos e desconhecidos por parte do grande público; também, a viagem, embora bastante citada na historiografia, é pouco estudada. Temos como objetivo recuperar a história desse empreendimento, destacando objetivos, locais percorridos, textos produzidos, desdobramentos para a trajetória dos estudiosos e a importância para o projeto reformista ilustrado político-científico do governo mariano que visava modernizar o Império português.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.