Ensaio sobre a música do cinema noir clássico: um panorama de O Falcão Maltês e A Marca da Maldade

Autores

  • Guilherme Maia

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v15i1.5689

Palavras-chave:

cinema, música, análise fílmica, filme noir

Resumo


Este ensaio apresenta a síntese de um exercício analítico que investigou o modo como a música opera no âmbito do cinema noir clássico. Utilizando modelo metodológico adotado pelo Laboratório de Análise Fílmica (Facom/UFBA), foram analisados cerca de três dezenas de filmes, buscando mapear os programas musicais dominantes, isto é, tentando decifrar o modo como essa classe de filmes convoca os recursos musicais como estratégia de expressão cinematográfica.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

MAIA, G. Ensaio sobre a música do cinema noir clássico: um panorama de O Falcão Maltês e A Marca da Maldade. Tempos Históricos, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 17–36, 2000. DOI: 10.36449/rth.v15i1.5689. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/5689. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: História, Cinema e Música