Notas sobre o papel da música de Ennio Morricone na passagem do cinema clássico para o moderno

Autores

  • Rodrigo Carreiro

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v15i1.5692

Palavras-chave:

história do cinema, análise fílmica, Western, música cinematográfica

Resumo


Através do exame da música composta pelo italiano Ennio Morricone para os quatro primeiros spaghetti westerns dirigidos por Sergio Leone, este artigo pretende levantar algumas reflexões sobre o papel exercido pelas composições do maestro na passagem do cinema clássico para o moderno, ocorrida ao longo de duas décadas (1940-1960). Embora não costume ser citado entre os compositores responsáveis por concretizar a transição da música cinematográfica entre as duas fases da história do cinema, Morricone teve um papel efetivo no período, introduzindo no estilo neo-romântico algumas características que se tornariam centrais no cinema moderno, como o gosto por citações, elementos de música pop e musique concrète.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

CARREIRO, R. Notas sobre o papel da música de Ennio Morricone na passagem do cinema clássico para o moderno. Tempos Históricos, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 81–98, 2000. DOI: 10.36449/rth.v15i1.5692. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/5692. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: História, Cinema e Música