ENTREVISTAS DE HISTÓRIA ORAL COMO DADOS GERADOS EM PROCESSO1
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v17i2.9877Resumo
Este artigo descreve como usar entrevistas de história oral (arquivadas) como dados gerados em processo. Ele explica como cientistas sociais podem localizar e usar esses dados de uma forma esclarecida e avaliar as qualidades de tais dados de forma sistemática e eficaz. O artigo descreve história oral como um método e como uma forma de fonte ou dados. Ele examina os aspectos da história oral que afetam a análise de dados e interpretação, incluindo a forma do projeto, tecnologia de gravação, estratégias de entrevista e habilidades ou treinamento do entrevistador, relacionamento entre entrevistado e entrevistador, construção dialógica da fonte, aspectos legais e éticos, resumos e transcrições, oralidade das fontes e a importância de ouvir tais fontes. O artigo, então, problematiza o uso de histórias orais como evidência, discutindo subjetividade, memória, retrospectividade, narratividade e exploração dos significados, valores e validade deste tipo de dados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.