Arquivos - Página 2

  • v. 10 n. 2 (2016)

    O presente dossiê foi proposto para que pesquisas sobre análises das relações e das experiências, em torno da leitura do texto literário e de práticas pedagógicas, possam ser divulgados. Aceitam-se artigos que retratem a leitura literária como uma das fontes privilegiadas de aquisição do hábito de leitura, de conhecimento de si e do outro e da reflexão sobre o mundo sociocultural. Os artigos devem refletir sobre a obra literária como prática social, em sua potência de romper com o familiar e o gasto/clichês e ampliar o repertório das representações existentes e da capacidade de semiose. Artigos que discutam a figura do leitor agente, que interage com o texto literário, que reinventa ou mesmo acrescenta cenas, personagens, dados e fatos, justamente porque consegue entender, depois de um processo de letramento, o intertexto por meio de uma intuição subjetiva, eivada de reflexão, de sinapses, de busca pelas contradições, de busca pelo mundo. Como formar esse leitor no ensino fundamental, mesmo diante da falta de discussão sobre o lugar e função do texto literário no espaço escolar, nos diversos anos cronologicamente estabelecidos?
  • v. 10 n. 1 (2016)

    A proposta deste dossiê decorre da necessidade de que se discutam metodologias sobre o uso de Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), como auxiliar ao ensino da língua portuguesa. Para tanto, aceitam-se propostas de artigo relativas à aplicação de multiletramentos em aulas de língua portuguesa e que apresentem e/ou analisem recursos didático-pedagógicos como aplicativos, softwares, e ainda sites que possam contribuir com os processos de ensino e aprendizagem. Também se aceitam reflexões sobre práticas utilizadas em aulas, com recursos multisemióticos, sobre Objetos de Ensino e Aprendizagem (ODEA) e sobre o uso de diferentes suportes. Urge discutir essas questões e propor mudanças metodológicas, a fim de considerar a imersão tecnológica da geração atual e os recursos que podem contribuir de algum modo para a Educação.
26-50 de 51