Dinâmica competitiva global e inovação no setor de vinho brasileiro: uma análise do polo do Vale do São Francisco

Valdner Ramos, Pedro Pereira Ramalho, Carla Vivas, António Sousa

Resumo


O setor do vinho está atualmente a enfrentando transformações ao redor do mundo. Encarando o superávit está se reconstruindo. No Brasil, as empresas assistem o declínio de seus market-share (mas refletindo uma tendência ao protecionismo) para os vinhos importados, enaquanto o consumo per capita continua a superar discretamente uma estagnação histórica com perspectivas de crescimento sustentável. Assim, é de extrema importância olhar para novos capacidades, a fim de alcançar uma maior integração num mercado fragmentado globalmente e com taxas baixas de atratividade. O pólo de vinhos do Vale do São Francisco (VSF), embora emergente, já precisa encontrar um posicionamento estratégico inovador. No entanto, ele revela algumas características inovadoras. Este estudo tem como principais objetivos (a) analisar as adaptações estratégicas e inovadoras das empresas locais; (b) propor linhas adicionais inovadoras de ação estratégica; e (c) mostrar as suas possibilidades de sucesso no novo ambiente competitivo globalizado. O posicionamento metodológico é estabelecido através do estudo de vários casos exploratórios.

Palavras-chave


Strategy; Innovation; Competitiveness; Vale do São Francisco; Wines

Texto completo:

PDF PDF


INFORME GEPEC


e-ISSN: 1679-415X — ISSN: 1676-0670 (descontinuado em 2010)

Unioeste
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Campus de Toledo
Informe Gepec- PGDRA
Rua da Faculdade, 645
Jardim La Salle - Toledo - Paraná
85903-000

[
revista.gepec@gmail.com ]