CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E MECÂNICA DE TIJOLOS DE SOLO-CIMENTO COM INCORPORAÇÃO DE RESÍDUOS DIVERSOS

José Eduardo Gonçalves, Rebecca Manesco Paixão, Judson Ricardo Ribeiro da Silva, Newton Cesar Feltrim Aquotti, Paulo Sérgio da Silva, Maria de los Angeles Perez Lizama, Márcia Aparecida Andreazzi, Armando Alberto de Moraes Filho

Resumo

O aproveitamento de resíduos da indústria na fabricação de tijolos de solo-cimento é uma alternativa ambientalmente sustentável e possibilita a valorização destes resíduos, em vez de simplesmente lançá-los na natureza. Neste trabalho, analisou-se a influência da incorporação de cinza de bagaço de cana, pó de serra e PET nas características físicas e mecânicas de tijolos de solo-cimento. Os resultados obtidos mostraram que a incorporação dos resíduos (cinza de bagaço de cana e pó de serra) ao tijolo de solo-cimento manteve as propriedades mecânicas gerais, possibilitando a produção de tijolos prensados mais eficiente na relação custo-benefício, constituindo-se, portanto, numa excelente alternativa para o aproveitamento destes materiais.

Palavras-chave

Materiais de construção civil; Resíduos da Indústria de Álcool e Açúcar, Resíduos da indústria de Mobiliário, Tecnologia Limpa, Desenvolvimento Urbano.

Texto completo:

PDF