ANÁLISE DA EFICIÊNCIA TECNOLÓGICA DOS AGRICULTORES FAMILIARES E SUA COMPARAÇÃO COM A DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DO PRONAF

Autores

  • Márcia Ap. de Paiva Silva
  • Marília Fernandes Maciel Gomes
  • Maurinho Luiz dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v12i1.1807

Palavras-chave:

agricultura familiar, tecnologia, PRONAF, análise fatorial.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a eficiência tecnológica dos diferentes estados brasileiros, associada à distribuição de recursos do PRONAF-Crédito. A metodologia baseia-se na análise fatorial, que possibilitou a definição do Índice de Tecnologia (IT), utilizado para analisar a eficiência tecnológica dos diferentes estados brasileiros. Os resultados encontrados mostram que há maior distribuição dos recursos do PRONAF para os agricultores familiares de unidades da federação que apresentam maior eficiência tecnológica, o que sinaliza para a necessidade de redistribuição de recursos do Programa para os produtores da grande maioria dos estados, que detém baixa eficiência tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

DE PAIVA SILVA, M. A.; FERNANDES MACIEL GOMES, M.; LUIZ DOS SANTOS, M. ANÁLISE DA EFICIÊNCIA TECNOLÓGICA DOS AGRICULTORES FAMILIARES E SUA COMPARAÇÃO COM A DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DO PRONAF. Informe GEPEC, [S. l.], v. 12, n. 1, 2000. DOI: 10.48075/igepec.v12i1.1807. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/1807. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos