INCENTIVOS À FORMAÇÃO DE APLs NO BRASIL: A atual distribuição espacial das iniciativas e evidências de uma falsa política industrial

Autores

  • Ricardo Schmidt Filho
  • Nilson Maciel de Paula

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v12i1.1812

Palavras-chave:

Arranjo Produtivo Local, desenvolvimento regional, política industrial

Resumo

Os arranjos produtivos locais (APLs) têm estado em evidência tanto no campo teórico quanto da execução de políticas industriais, a 0partir dos quais um novo referencial foi construído para a análise da atividade industrial no Brasil. Dessa forma, a discussão sobre o processo de desenvolvimento regional passou a envolver, mesmo que indiretamente, a dimensão espacial da atividade econômica, na qual a aglomeração industrial passou a ter grande relevância, em função das expectativas de geração de emprego e renda daí resultantes. Uma particularidade dos APLs, evidenciada neste artigo, diz respeito à sua conversão em instrumento de política pública, como tal perdendo sua essência derivada da sinergia construída pelas empresas. Assim, este trabalho contém uma análise sobre a atual distribuição dos incentivos aos APL´s no país, tendo por base o perfil (setorial e tecnológico) que estas vem revelando nos últimos anos. Essa investigação permitiu revelar que as “vantagens e vocações locais”, associadas a aglomerações historicamente construídas não necessariamente lastreiam a execução de políticas públicas voltadas aos APLs. Sendo assim, essas políticas estão mais próximas de uma política social regional de distribuição de renda do que propriamente de uma política Industrial. E mais, mesmo que possam melhorar as condições competitivas regionais, não contribuem para transformações acentuadas no padrão de desigualdades entre as regiões do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

SCHMIDT FILHO, R.; MACIEL DE PAULA, N. INCENTIVOS À FORMAÇÃO DE APLs NO BRASIL: A atual distribuição espacial das iniciativas e evidências de uma falsa política industrial. Informe GEPEC, [S. l.], v. 12, n. 1, 2000. DOI: 10.48075/igepec.v12i1.1812. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/1812. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos