DIVULGAÇÃO DAS INFORMAÇÕES AMBIENTAIS PELAS COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA LEGITIMIDADE

Autores

  • Lieges Caroline Sehn Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Aládio Zanchet Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Micheli Gomes

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v22i1.18686
Agências de fomento

Palavras-chave:

Divulgação Voluntária, Informações Ambientais, Sociedades Cooperativas, Teoria da Legitimidade

Resumo

O objetivo deste trabalho consistiu em analisar as informações de natureza ambiental divulgadas voluntariamente nos Relatórios de Gestão/Administração pelas cinco cooperativas agropecuárias brasileiras de maior destaque no cenário nacional. Tais relatórios foram analisados a fim de identificar estratégias de legitimidade organizacional utilizadas na divulgação de informações ambientais, de acordo com as categorias propostas por Suchman (1995), de ganhar, manter ou recuperar legitimidade, nas subcategorias pragmática, moral e cognitiva. Os resultados indicam que a divulgação voluntária de informações ambientais apresenta ênfase em ganhar legitimidade de forma pragmática, seguida pela forma moral. Não foram identificadas ocorrências de ações que visavam à recuperação de legitimidade nas cooperativas analisadas. Os resultados possibilitam concluir que as cooperativas agroindustriais brasileiras mantêm um processo constante de construção de sua legitimidade e se utilizam, essencialmente, da estratégia ganhar legitimidade de forma pragmática, ou seja, entendem as necessidades fundamentais demandadas pela sociedade e adotam ações para atendê-las.

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Publicado

03-07-2018

Como Citar

SEHN, L. C.; ZANCHET, A.; GOMES, M. DIVULGAÇÃO DAS INFORMAÇÕES AMBIENTAIS PELAS COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA LEGITIMIDADE. Informe GEPEC, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 63–82, 2018. DOI: 10.48075/igepec.v22i1.18686. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/18686. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos