ANÁLISE DO DESEMPENHO AMBIENTAL EMPRESARIAL EM INDÚSTRIAS DA REGIÃO ALTO DO JACUÍ/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v23i2.22456
Agências de fomento

Palavras-chave:

, Sustentabilidade, Indústrias, Setor Metalmecânico

Resumo

O artigo analisou o desempenho ambiental de indústrias do setor metal mecânico da região Alto Jacuí a partir de um modelo empírico empresarial, composto por um conjunto de variáveis relacionadas a avaliação do desempenho ambiental empresarial. O estudo apresenta uma abordagem quantitativa, descritiva e exploratória dos dados analisados com base no modelo de avaliação do desempenho ambiental empresarial de Laimer (2017). A amostra selecionada por conveniência foi de treze indústrias do setor metal mecânico. Os resultados demonstram que o desempenho ambiental das indústrias do setor metal mecânico da Região Alto Jacuí/RS foi de 40,10%, o que demonstra um resultado insatisfatório. Os resultados possibilitam subsidiar a elaboração de uma política ambiental pelas empresas. Também pode realimentar continuamente a evolução do tema, informando avanços e dificuldades. Entende-se que tenha sido uma contribuição da pesquisa a necessidade de uma visão sistêmica do setor metal mecânico que é de grande representatividade para a região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diziane Inês de Lima, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ

Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Pós-Graduada em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ. Bolsista Parcial PROSUC/CAPES.

Felipe Cavalheiro Zaluski, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ

Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior em Administração pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Graduado em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Bolsista PROSUC/CAPES.

Sandra Beatriz Vicensi Fernandes, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ

Doutora em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Jorge Oneide Sausen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ

Pós-Doutor em Adminsitração pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor Titular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Dieter Rugard Siedenberg, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ

Doutor em Geografia Econômica sobre Desenvolvimento Regional - Universitat Tuebingen/Alemanha. Mestre em Planejamento Regional - Universitat Karlsruhe/Alemanha. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Professor Titular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Downloads

Publicado

25-11-2019

Como Citar

LIMA, D. I. de; ZALUSKI, F. C.; FERNANDES, S. B. V.; SAUSEN, J. O.; SIEDENBERG, D. R. ANÁLISE DO DESEMPENHO AMBIENTAL EMPRESARIAL EM INDÚSTRIAS DA REGIÃO ALTO DO JACUÍ/RS. Informe GEPEC, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 47–64, 2019. DOI: 10.48075/igepec.v23i2.22456. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/22456. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos