Segurança alimentar: Um estudo multidisciplinar de qualidade do filé de tilápia comercializado no município de Toledo-PR

Autores

  • Fabiane Regina Librelato
  • Sonia Aparecida Reis Lopes Shikida

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v9i2.309

Resumo

Esta pesquisa teve corno temática avaliar a qualidade do filé de tilápia comercializado em supermercados de Toledo/PR, já que o peixe está entre os produtos de origem animal mais susceptíveis ao processo de deterioração, devido ao pH próximo à neutralidade, à elevada atividade de água nos tecidos e ao elevado teor de nutrientes. Foram analisadas duas marcas de filé de tilápia (A e B) de lotes distintos. Realizou-se a análise microbiológica de aeróbios mesófilos, aeróbios psicrotrófilos, coliformes totais, coliformes fecais e Escherichia coli. Os resultados obtidos foram: quanto à contagem total de mesófilos revelou-se que somente urna amostra do lote 2 não apresentou contagem, ao passo que a contagem de aeróbios psicrotrófilos mostrou-se presente nas duas amostras. Quanto à pesquisa de coliformes totais, todas as amostras o apresentaram, não havendo detecção de coliformes fecais e E. coli. Os resultados permitiram concluir que, das duas marcas analisadas, a marca B mostrou-se superior em termos de qualidade microbiológica. De modo macro, o filé de tilápia comercializado em Toledo/PR encontra-se em boas condições de consumo, contudo, os valores encontrados para contagem padrão em placas e coliformes totais evidenciaram que a condição higiênico-sanitária do filé deve ser feita de forma mais criteriosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-04-2007

Como Citar

LIBRELATO, F. R.; SHIKIDA, S. A. R. L. Segurança alimentar: Um estudo multidisciplinar de qualidade do filé de tilápia comercializado no município de Toledo-PR. Informe GEPEC, [S. l.], v. 9, n. 2, 2007. DOI: 10.48075/igepec.v9i2.309. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/309. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos