Análise das feiras livres como alternativa de distribuição de frutas, legumes e verduras (FLV)

Ana Lívia Cazane, João Guilherme de Camargo Ferraz Machado, Fábio Fontolan Sampaio

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar o comportamento do consumidor de FLV nas feiras livres da cidade de Tupã-SP. Para isso, foram identificados o perfil demográfico e socioeconômico e os hábitos de consumo dos frequentadores das feiras livres e verificada a influência dos fatores sociais e pessoais sobre o comportamento desses consumidores. Foram entrevistadas 227 pessoas, definidas por amostragem não probabilística e de conveniência, distribuídas proporcionalmente entre as feiras. Verificou-se que o comportamento de compra dos consumidores de FLV é influenciado por fatores sociais (família e amigos) e pessoais (sexo, idade, renda familiar, grau de instrução e estado civil). A baixa fidelidade dos consumidores evidencia a necessidade de ações que valorizem as vantagens de se comprar em feiras livres, quando comparados a outros locais. Os resultados permitiram a compreensão do comportamento dos consumidores entrevistados, conduzindo à identificação de questões relacionadas ao desenvolvimento das feiras livres, fomentando a economia da cidade.

Palavras-chave

Feiras livres; FLV; Hábitos de consumo; Perfil do consumidor; Agronegócio

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