Edições anteriores

  • Moacir Piffer

    Edição Especial em Homenagem ao Professor Dr. Moacir Piffer e 25 anos da revista Informe GEPEC
    v. 26 n. 3 (2022)

    Esse número, terá como temática “Desenvolvimento Regional: Teorias, Experiências e Desafios”,  celebra dois eventos importantes: os 25 anos da revista Informe GEPEC, fundada em 1996, e sua inserção em diferentes plataformas internacionais; e, os quarenta anos de carreira acadêmica do professor Moacir Piffer, decano do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA), do Programa de Pós-Graduação em Economia (PGE) e do Colegiado de Economia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). O professor Moacir Piffer é o fundador  e baluarte da Ciência Regional na UNIOESTE/Campus de Toledo, pois iniciou os primeiros estudos no campo do desenvolvimento regional, em especial sobre a base econômica regional, e estimulou a criação da linha “desenvolvimento regional” junto ao Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (GEPEC), que capitaneou o PGDRA. Ou seja, mais que uma homenagem pela temporalidade, os textos que comporão esse número especial também marcam a construção do conhecimento e do saber desenvolvimento regional na Informe GEPEC e na UNIOESTE. Ao longo de sua trajetória, o professor Moacir Piffer contribuiu com a Universidade, mas também com organizações da sociedade civil, além de construir um legado junto à administração universitária, sempre defendendo a universidade pública, gratuita e de qualidade. Assim, além de celebrar a contribuição do professor Moacir Piffer à Ciência Regional e ao campo do desenvolvimento regional, esse número especial reflete um agradecimento pelo seu legado junto a Universidade e seus pares. Esse número especial também registra a contribuição da Informe GEPEC na disseminação do conhecimento e da produção científica de diferentes pesquisadores, tanto brasileiros como estrangeiros.

  • Revista Informe GEPEC
    v. 27 n. 1 (2023)

  • Edição Especial: Urbanização em Contexto Periférico/Special Issue: Urbanization in a Peripheral Context/Edición Especial: Urbanización en el Contexto Periférico
    v. 27 n. 2 (2023)

    Prezados leitores, prezadas leitoras,

    Convidamos a todos e todas para apreciarem esta Edição Especial da revista Informe GEPEC dedicada ao tema "Urbanização em Contexto Periférico”. Este número apresenta resultados de pesquisas produzidas por acadêmicos e especialistas na área de Planejamento Urbano e Regional. Esta coletânea amplia os horizontes sobre o processo de urbanização ao incluir as cidades pequenas, médias e/ou fora dos grandes centros metropolitanos. Além disso, o enfoque territorial agrega à proposta os debates sobre arranjos populacionais, políticas públicas e dinâmicas econômicas. Os artigos aqui publicados evidenciam o fato de que a urbanização não é um fenômeno único. Diferentes contextos históricos, sociais e econômicos demarcam relações territoriais e processos sócio-espaciais, revelando especificidades que podem ser analisadas por profissionais de diferentes áreas. Neste leque de discussão, pesquisadores de diversas formações debruçam-se sobre novos aportes teóricos e metodológicos.

    Os artigos selecionados abordam uma ampla gama de tópicos relacionados à urbanização em contextos periféricos, proporcionando uma visão abrangente das questões que envolvem as reflexões sobre essas áreas. A conexão entre os artigos é a exploração da complexa interação entre urbanização e desenvolvimento socioeconômico em contextos periféricos. Cada artigo aborda aspectos diferentes do tema, contribuindo para uma visão mais completa das oportunidades e desafios enfrentados por comunidades e governos locais das áreas em questão. Os trabalhos exploram desde a análise das capacidades estatais na formulação de planos estratégicos locais até o papel do turismo de base comunitária na coprodução de dimensões socioterritoriais por meio da governança pública.

    Esta edição ainda contempla a análise da dinâmica da Região Metropolitana de Natal/RN, o impacto dos parques eólicos na renda dos municípios potiguares, a atuação dos municípios não metropolitanos após o Estatuto da Cidade, a sustentabilidade ambiental e os resíduos da construção civil (RCC) no município de Ijuí/RS e a aplicação do planejamento orientado à acessibilidade urbana em cidades de pequeno porte. No contexto internacional, examinam-se a formação do Estado em Angola e suas reconfigurações territoriais e questões cruciais relacionadas à Região Autónoma dos Açores, onde a urbanização e o turismo coexistem em um contexto de transformação.

    Finalmente, esta coletânea ainda conta com uma resenha crítica do livro "O Desafio da Agenda 2030: Desafios Éticos e Experiências Ambientais na Ibero-América", que destaca as reflexões éticas e as experiências ambientais na Ibero-América.

    Esperamos que esta edição especial seja uma fonte de conhecimento e inspiração, e que ofereça insights valiosos para pesquisadores, acadêmicos e profissionais envolvidos no estudo e na gestão de áreas urbanas periféricas.

    Agradecemos a todos os autores, revisores e colaboradores por seu comprometimento e contribuições para tornar esta edição possível. Boa leitura!

    Com os melhores cumprimentos,

    Claudio Maia

    Sara Medeiros

    Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR)

    Instituto de Políticas Públicas (IPP)

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

  • Revista Informe GEPEC
    v. 27 n. 2 (2023)

  • Revista Informe GEPEC
    v. 28 n. 1 (2024)

1-25 de 48