AESTHETICAL DIVIDE: A STUDY ON SUSANA DE SOUSA DIAS’ 48
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v10i15.10218Palabras clave:
Audiovisual Archives, Deleuze, Susana de Sousa Dias, Sánchez-BioscaResumen
48 (2009), filme realizado por Susana de Sousa Dias é um documentário que representa, como matéria-morta, as fotografias antropométricas do arquivo da PIDE. Entre o que podemos ver, traços de um passado, e o que apenas podemos ouvir, as vozes do presente, o filme mostra o espaço incomensurável entre o que é visível e o que é expressável neste meio específico. No entanto, como arquivo do tempo presente, as imagens em movimento dão vida épocas passadas, não apenas através de imagens antigas (de arquivo, por exemplo), mas de um passado que é descrito, narrado e imaginado pela expressão verbal. Este filme em concreto colca algumas questões relativamente à memória, arquivo e deslocamento temporal e espacial. De um ponto de vista inumano, sem considerar a origem de tais fotografias, 48 permanece no presente ao passo que as suas “memórias” persistem e resistem a esse presente, como vozes de um passado eterno que pode, e deve, ser trazido à vida. Ao dar vida ao passado extinto, reinterpretamos o presente. Qual é o valor estético de um filme feito de fotografias do arquivo da PIDE? A presente análise de 48 centrar-se-á nas ideias de Gilles Deleuze e Vicente Sánchez-Biosca sobre os arquivos audiovisuais.Descargas
Publicado
12-02-2015
Cómo citar
VIEGAS, S. AESTHETICAL DIVIDE: A STUDY ON SUSANA DE SOUSA DIAS’ 48. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 10, n. 15, 2015. DOI: 10.48075/rlhm.v10i15.10218. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/10218. Acesso em: 9 jul. 2025.
Número
Sección
DOSSIÊ DITADURAS, MEMÓRIAS E SUAS REPRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.