Uso de regulador vegetal no enraizamento de estacas de glicínea japonesa
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v14i4.10109
Agências de fomento
UFPR
Palavras-chave:
Auxina, enraizamento, Wisteria floribunda.Resumo
Wisteria floribunda, conhecida como glicínea, é uma trepadeira lenhosa com inflorescência do tipo racemo, disposta em pedúnculo, valorizada para cultivo com fins ornamentais. Sua propagação ocorre via sementes ou estaquia caulinar. A baixa taxa de germinação das sementes torna a propagação vegetativa um método mais eficiente. O presente trabalho verificou a influência da aplicação de ácido indol butírico (IBA) em diferentes concentrações, bem como a forma de aplicação do regulador vegetal (talco ou solução), no enraizamento de estacas de glicínea. Com os ramos das plantas matrizes, coletadas em novembro de 2012, foram retiradas estacas com aproximadamente 10 cm de comprimento, 0,5 cm de diâmetro, mantendo-se dois folíolos no ápice. Após a desinfestação, as bases das estacas foram tratadas com: 0 mg L-1 IBA; 1000 mg L-1 IBA e 2000 mg L-1 IBA em solução 0 mg kg-1 IBA; 1000 mg kg-1 IBA e 2000 mg kg-1 IBA em talco. O plantio foi realizado em tubetes contendo vermiculita de granulometria fina. Após 63 dias da instalação, avaliou-se as porcentagens de estacas enraizadas, vivas, com calos e mortas, além do número de raízes e o comprimento das 3 maiores raízes por estaca. Os resultados indicaram que as concentrações de 2000 mg L-1 e 2000 mg kg-1 (78,75% e 73,75% de enraizamento, respectivamente), foram as que propiciaram a maior formação de raízes. A aplicação na forma de talco é indicada apenas para a indução de maior número de raízes por estaca.Downloads
Publicado
11-12-2015
Como Citar
AZEREDO, F. G.; SANTOS, M. D. dos; VIEIRA, M. K.; MATOS, C.; ZUFFELATTO-RIBAS, K. C. Uso de regulador vegetal no enraizamento de estacas de glicínea japonesa. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 14, n. 4, p. 252–256, 2015. DOI: 10.18188/sap.v14i4.10109. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/10109. Acesso em: 3 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.