Patologia de sementes de Ocimum basilicum
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v14i0.13313Palavras-chave:
Colletotrichum gloeosporioides, fonte de inóculo, manjericão.Resumo
O manjericão, Ocimum basilicum, é uma planta arbustiva utilizada para fins medicinais e culinários devido a propriedades antibióticas e aromáticas. Houve um aumento no consumo de manjericão devido à procura de alimentos mais saudáveis e pelo interesse na culinária mediterrânea, de modo a elevar a demanda e, consequentemente, a produção. Com a intensificação do cultivo houve aumento na incidência e severidade de doenças na cultura, em especial as doenças fúngicas. Uma dessas doenças é a antracnose, enfermidade causada pelo patógeno Colletotrichum gloeosporioides L., que acomete a parte aérea e tem causado grandes danos econômicos à cultura do manjericão. Com o objetivo de avaliar a importância das sementes como fontes de inóculo da antracnose na cultura do manjericão, foram realizados testes de patologia de sementes em quatro variedades de manjericão, por meio da avaliação do crescimento de patógenos em 100 sementes distribuídas em papel filtro umedecido, seguido de congelamento. Os resultados indicaram a ausência de contaminações fúngicas e bacterianas nas sementes.Downloads
Publicado
15-12-2015
Como Citar
FRANCISCON, H.; STANGARLIN, J. R.; YASSUE, R. M.; ACHRE, D.; EGEWARTH, V. A.; CRUZ, M. I. F. da. Patologia de sementes de Ocimum basilicum. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 14, p. 271–275, 2015. DOI: 10.18188/sap.v14i0.13313. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/13313. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.