Controle alternativo sobre Meloidogyne incognita em soja
DOI :
https://doi.org/10.18188/sap.v14i0.13317Mots-clés :
Glycine max, nematoide de galhas, fungos nematófagos, Pochonia chlamydosporia.Résumé
O controle alternativo oferece uma opção ambientalmente segura e ecologicamente viável no manejo de fitopatógenos. Considerando a grande importância dos nematoides na cultura da soja, objetivou se avaliar a eficácia de fungos nematófagos no controle de Meloidogyne incognita nesta cultura. O delineamento experimental foi de blocos casualizados com cinco tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos por Pochonia chlamydosporia, Paecilomyces lilacinus, Coprinus comatus, mistura de P. chlamydosporia e P. lilacinus, além de plantas testemunhas inoculadas com M. incognita e sem tratamento. Foram avaliados o número de ovos e de juvenis de segundo estádio (J2) no solo e nas raízes, o número de galhas e o fator de reprodução (FR). Não se observou diferença entre os tratamentos para ovos e J2 no solo e nas raízes, galhas e FR. O tratamento com P. chlamydosporia reduziu o número de J2 por grama de raiz. Assim, é possível concluir que o isolado de P. chlamydosporia tem potencial para controle de M. incognita em soja.Téléchargements
Publié-e
15-12-2015
Comment citer
HAHN, M. H.; KUHN, O. J.; STANGARLIN, J. R.; GONÇALVES, E. D. V.; CRUZ, M. I. F. da; HENKEMEIER, N. P.; DILDEY, O. D. F. Controle alternativo sobre Meloidogyne incognita em soja. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 14, p. 281–285, 2015. DOI: 10.18188/sap.v14i0.13317. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/13317. Acesso em: 12 mai. 2025.
Numéro
Rubrique
Artigos Científicos
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.