Germinação de sementes de quinoa com diferentes períodos de armazenamento
DOI :
https://doi.org/10.18188/sap.v14i0.13319Mots-clés :
Chenopodium quinoa Willd., germinação, temperatura.Résumé
Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes períodos de armazenamento e do número de dias para a germinação de sementes de quinoa. As sementes foram obtidas de plantas cultivadas em condições de campo no ano agrícola de 2012/2013 no município de Marechal Cândido Rondon, PR. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Tecnologia de Sementes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Os tratamentos consistiram da associação entre seis períodos de armazenamento (36, 85, 119, 146, 177 e 270 dias) e oito dias de contagem das sementes germinadas, mantidas em temperatura de 25 ºC sem fotoperíodo, em quatro repetições de 100 sementes cada. Foram utilizadas caixas de germinação (gerbox), contendo papel germinativo sobre as quais foram dispostas as sementes. A germinação de sementes de quinoa diminui com o aumento do período de armazenamento, o qual também retarda a germinação das mesmas. A contagem do número de sementes germinadas deve ser realizada no oitavo dia após a montagem do Teste Padrão de Germinação em quinoa.Téléchargements
Publié-e
15-12-2015
Comment citer
STRENSKE, A.; VASCONCELOS, E. S. D.; HERZOG, N. F. M.; MALAVASI, M. D. M. Germinação de sementes de quinoa com diferentes períodos de armazenamento. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 14, p. 286–290, 2015. DOI: 10.18188/sap.v14i0.13319. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/13319. Acesso em: 12 mai. 2025.
Numéro
Rubrique
Artigos Científicos
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.