Plantas de cobertura do solo e seus efeitos nas propriedades físicas e produtividade de soja e milho
Agências de fomento
Palavras-chave:
aveia preta, ervilhaca comum, nabo forrageiro, consórcio de espécies.Resumo
A cobertura vegetal sobre o solo é de fundamental importância para manutenção da capacidade produtiva das terras. Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho, avaliar a produção de biomassa de plantas de cobertura e seus reflexos nos atributos de rendimento de milho e soja, em experimento conduzido a campo entre abril de 2013 e maio de 2014, em um Cambissolo Húmico no Planalto Sul de Santa Catarina. Testaram-se os cultivos de aveia-preta; nabo forrageiro; ervilhaca comum; consórcio das três espécies; e pousio com vegetação espontânea. Na época de plena floração foram coletadas plantas para determinação da produção de biomassa de parte aérea e raízes. Em uma segunda etapa, semearam-se o milho e soja nos devidos tratamentos, para avaliar os atributos de rendimento. A aveia preta, ervilhaca comum e o consórcio de espécies proporcionaram alta produção de biomassa vegetal, proporcionando maior rendimento de grãos no milho em sucessão, no entanto, pouca influência nos atributos físicos do solo. A adubação química, no entanto, resultou em maiores rendimentos e peso de mil grãos de milho do que o cultivo sem adubação em sucessão às plantas de cobertura. E maneira geral a soja não foi influenciada pelo uso de plantas de cobertura.Downloads
Publicado
24-11-2018
Como Citar
WOLSCHICK, N. H.; BARBOSA, F. T.; BERTOL, I.; DOS SANTOS, K. F.; MUZEKA, L. M. Plantas de cobertura do solo e seus efeitos nas propriedades físicas e produtividade de soja e milho. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 272–281, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/19245. Acesso em: 21 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.