Morfometria e lignificação em função da aplicação de ácido jasmônico em mudas de ipê roxo e guajuvira

Autores

  • Karina Heberle 1. Roberio Anastacio Ferreira, Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Ciências Florestais; 2. Soraya Alvarenga Botelho, Universidade Federal de Lavras, Departamentoo de Ciências Florestais; 3. Rubens Fey, Universidade Federal da Fronteira Sul, Agronomia.
  • João Alexandre Lopes Dranski
  • Marlene de Matos Malavasi
  • Ubirajara Contro Malavasi
Agências de fomento

Palavras-chave:

qualidade de mudas, regulador de crescimento, espécies lenhosas.

Resumo

A rustificação objetiva expor as mudas a condições mais severas de manejo do que as adotadas na fase de crescimento a fim de torná-las mais tolerantes as adversidades do pós-plantio. Este trabalho objetivou avaliar o efeito da pulverização de concentrações de ácido jasmônico (AJ) em mudas de ipê roxo e guajuvira sobre a morfofisiologia e desempenho no campo. O experimento foi conduzido como delineamento inteiramente casualizado em viveiro e blocos casualizados a campo com mudas pulverizadas com 0,5, 1,0 e 1,5 µmol L-1 de ácido jasmônico mais a testumunha, sendo 20 mudas por tratamento, 5 repetições e 4 mudas por repetição. As análises a campo foram realizadas noventa dias após o plantio. Realizaram-se análises morfométricas, índice SPAD, relação altura da parte aérea/diâmetro do coleto, relação da biomassa seca da parte aérea/biomassa seca das raízes e índice de qualidade de Dickson (IQD). As mudas de ipê roxo externaram menor incremento em altura e relação altura e diâmetro para as três concentrações de AJ, comparadas à testemunha. Houve aumento no IQD, na concentração de lignina da parte aérea e da raiz, nas concentrações de 1,0 µmol L-1 e 1,5 µmol L1. Para as mudas de guajuvira, as concentrações de 1,0 µmol L-1 e 1,5 µmol L-1 incrementaram o diâmetro do coleto. Houve redução da relação altura da parte aérea/diâmetro do coleto para as três concentrações de AJ. Na avaliação do IQD e do teor de lignina da parte aérea, houve aumento com a concentração de 1,0 µmol L-1 de AJ.  A pulverização de AJ resultou no aumento de lignina nos tecidos aéreos de ambas as espécies e em tecidos radiculares em mudas de ipê roxo. O AJ mostrou-se eficiente na rustificação e desempenho inicial a campo, sendo que a concentração de 1,5 µmol L-1 resultou em maior qualidade para mudas de ipê roxo e 1,0 µmol L-1 para mudas de guajuvira.

Downloads

Publicado

24-11-2018

Como Citar

HEBERLE, K.; DRANSKI, J. A. L.; MALAVASI, M. de M.; MALAVASI, U. C. Morfometria e lignificação em função da aplicação de ácido jasmônico em mudas de ipê roxo e guajuvira. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 317–325, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/19837. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos