Horário de registro sobre as variáveis ambientais e fisiológicas de ovinos SRD em São Luís (MA)
Palabras clave:
ambiência, fisiologia, índice de confortoResumen
Objetivou-se avaliar os horários que interferem no conforto térmico animal por meio dos parâmetros ambientais e fisiológicos e determinar os níveis de estresse térmico de ovinos SRD na cidade de São Luís (MA). O experimento foi realizado entre janeiro e fevereiro/2012, constituindo-se um período experimental de 28 dias com 7 dias de adaptação, em delineamento inteiramente casualizado, contendo 4 tratamentos (horário de coletas), com medidas repetidas no tempo, 27 repetições (animais) para as variáveis fisiológicas e 28 repetições (dias) para aquelas ambientais. Para a avaliação das variáveis ambientais foram realizadas mensurações diárias (10:00, 12:00, 14:00 e 16:00 h), sendo estas utilizadas posteriormente para a determinação da temperatura de ponto de orvalho, utilizando a carta psicrométrica. Com as variáveis coletadas e calculadas, estimou-se o índice de temperatura de globo e umidade (ITGU) e carga térmica de radiação (CTR). As variáveis fisiológicas foram coletadas nos mesmos horários que as ambientais, consistindo na coleta da temperatura retal e frequência respiratória. A temperatura de bulbo seco apresentou valores elevados (30°C), nos horários de 12:00 e 14:00 h, em relação aos demais horários enquanto a umidade relativa, apresentou valores menores nestes mesmos horários, em média 62%. A temperatura retal não apresentou diferença entre os horários. A frequência respiratória aumentou nos horários de 12:00 e 14:00 h enquanto o ITGU e CTR apresentaram valores semelhantes (80 e 498 W m-2 em média, respectivamente), independente dos horários. Os horários de 12:00 e 14:00 h mostraram-se críticos em relação aos parâmetros fisiológicos e climáticos. Apesar do microclima ser considerado desfavorável, é possível considerar que os ovinos SRD conseguem dissipar calor de forma satisfatória, independente do horário, com ausência de alterações na temperatura retal.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.