Efeitos da saturação hídrica, idade e volume radicular no crescimento inicial de quatro espécies florestais
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v5i2.2022Palabras clave:
Restrição radicular, encharcamento, tamanho tubeteResumen
O estudo comparou o crescimento de mudas de Cordia ecalyculata, Colubrina glandulosa, Cortón urucurana, e Hovenia dulcis submetidas a saturação hídrica por 60 dias. As semeaduras forma executadas de modo a obter mudas das quatro espécies com idades de 120, 150 e 180 dias que pudessem ser submetidas concomitantemente à saturação hídrica. Mudas de sobrasil expressaram o maior incremento em diâmetro. Os maiores incrementos em altura foram qualificados com mudas de uva-do-japão (19,74 cm) e sanga-d´água (20,02 cm) sob condição de redução da massa seca da raiz enquanto que mudas de sanga-d´água e uva-japonesa apresentaram acréscimos. Mudas de tubetes com 300 cm3 apresentaram maior acúmulo de massa seca de folhas do que as de tubetes com 180 cm cúbicos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.